Por que é importante para o Estado sediar eventos que fomentam iniciativas de inovação como o South Summit Brazil?
Explica aí! é uma série de publicações que esclarece, de maneira objetiva e direta, as principais iniciativas do governo
Publicação:
O governo publica uma série de conteúdos sobre as principais entregas do Estado para a população. Com um material direto, simples e informativo, o Explica aí! apresenta respostas didáticas para que as pessoas possam entender facilmente cada ação.
Edição #26: South Summit Brazil
- Por que é importante para o Estado sediar eventos que fomentam iniciativas de inovação como o South Summit Brazil?
O South Summit Brazil (SSB) fortalece o ecossistema de inovação, atrai investimentos e amplia oportunidades de negócios e de empregos qualificados no RS.
- Qual é a participação do governo do Estado no evento?
O governo do Estado é correalizador do evento, apoiando a realização do SSB e articulando políticas públicas para fortalecer o ecossistema de inovação e atrair investimentos ao RS.
- Quais os principais investimentos realizados pelo Estado em inovação?
Entre 2021 e 2025, o Estado realizou um investimento histórico de R$ 760 milhões em inovação, ciência e tecnologia, o maior já destinado à área, impulsionando programas estratégicos como Inova RS, Techfuturo, Startup Lab, Professor do Amanhã, RS Talentos e Semicondutores RS, que estruturam desde a articulação regional de ecossistemas até a formação de talentos e o apoio à indústria de base tecnológica.
- O que é o RS Innovation Stage?
O RS Innovation Stage é o palco oficial do Governo do Rio Grande do Sul dentro do South Summit Brazil, criado para apresentar e debater iniciativas de inovação e políticas públicas, reunindo governo, iniciativa privada, academia e sociedade civil organizada.
- Como as empresas e instituições podem participar do RS Innovation Stage?
Empresas, governos, universidades e outras instituições podem participar do RS Innovation Stage submetendo propostas de conteúdo para os painéis e debates.
- Como funciona a chamada pública?
A Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) abriu, até 20 de janeiro, o formulário de inscrições para receber propostas de palestras, painéis e cases.
- Como é feita a seleção?
Um Conselho Curador avalia e escolhe os conteúdos que serão apresentados no palco, seguindo critérios como relevância para inovação, tecnologia, sustentabilidade e impacto social ou econômico no RS.
- Como as startups podem participar do evento?
As startups podem participar por meio da Startup Competition, cujas inscrições se encerraram em dezembro.
- Quantas startups são escolhidas?
As startups inscritas passam por uma análise inicial e, entre todas as candidatas, 50 finalistas são selecionadas para apresentar pitch no evento.
- O South Summit Brazil 2026 também terá ações sociais?
Assim como nas edições anteriores, o South Summit Brazil 2026 terá ações sociais envolvendo inclusão digital, capacitação e acesso de grupos em situação de vulnerabilidade, que estão em fase final de definição.
- Qualquer pessoa pode participar do South Summit Brazil 2026?
Qualquer pessoa, seja profissional, estudante, empreendedor ou interessado em inovação, pode comprar um ingresso e participar.
- Onde posso me inscrever?
No site oficial do South Summit Brazil 2026, na seção de ingressos.
Sobre o South Summit Brazil
- O que é o South Summit Brazil (SSB)?
O South Summit Brazil (SSB) é um evento de alcance internacional, realizado em Porto Alegre, que conecta startups, investidores, empresas e governos para impulsionar inovação, tecnologia, negócios e empreendedorismo.
- Onde surgiu o evento?
O SSB surgiu em Madrid, na Espanha, em 2012, como resposta à crise econômica que afetava o país, reunindo startups e investidores para alavancar inovação e novos negócios.
- Por que o RS foi escolhido para sediar o evento na América Latina?
O RS foi escolhido porque reúne condições estratégicas que fortalecem o ecossistema de inovação e empreendedorismo na América Latina.
- Como o RS se tornou referência em inovação?
O Estado tem um ecossistema inovador consolidado, com universidades de excelência, parques tecnológicos e centros de pesquisa que fomentam ciência e inovação.
- Por que Porto Alegre é considerada uma capital intelectual?
Porto Alegre, assim como outras cidades gaúchas, concentram startups, aceleradoras e talentos qualificados.
- Qual o papel do apoio institucional na escolha de Porto Alegre para sediar o South Summit Brazil?
O governo do Estado, a Prefeitura de Porto Alegre e outros atores institucionais atuaram em parceria para viabilizar a realização do evento.
- A localização do RS é estratégica para o evento?
O Estado está próximo de países vizinhos como Argentina e Uruguai, o que facilita a integração regional e internacional.
- O RS tem vocação empreendedora?
O Estado tem tradição em setores como agronegócio, saúde, energia e tecnologia, que são áreas de destaque no evento.
- Quando e onde ocorrerá o South Summit Brazil 2026?
Quinta edição do evento, o South Summit Brazil 2026 acontecerá de 25 a 27 de março de 2026, no Cais Mauá, em Porto Alegre.
- Qual o tema do South Summit Brazil 2026?
Com o tema Human by Design e foco em soluções centradas nas pessoas e no potencial humano, o SSB 2026 promoverá uma série de palestras e debates sobre digitalização, tecnologia de ponta, sustentabilidade e desenvolvimento do ecossistema de inovação.
- Como serão as atrações deste ano?
Serão sete palcos de conteúdo, incluindo o RS Innovation Stage (palco do governo do Estado), além do marketplace (espaço para expositores).
- Como foi a última edição do SSB?
Em 2025, o evento recebeu 23 mil participantes de 62 países, mais de 3 mil startups, 800 speakers (sendo 150 estrangeiros), 900 investidores, mil media partners e US$ 215 bilhões sob gestão de fundos de investimentos.
Explica Aí!
- Edição #25: Por que é importante ter autorização para navegação noturna no RS?
- Edição #24: O que está sendo feito para recuperar as moradias afetadas pelas enchentes?
-
Edição #23: Como o Programa Pé no Futuro incentiva estudantes a permanecer nas escolas?
- Edição #22: Programa Partiu Futuro Reconstrução: como o Estado tem gerado oportunidades para jovens atingidos pelas enchentes de 2024
- Edição #21: Como o Programa SUS Gaúcho implantado pelo governo Leite beneficia a população?
- Edição #20: Cinco anos de salários em dia marcam compromisso do governo Leite com servidores e gestão fiscal equilibrada
- Edição #19: Como o Programa Pró-Esporte RS está transformando a área e ajudando no surgimento de novos atletas?
- Edição #18: Por que o governo do Estado está fazendo concessões de rodovias do chamado Bloco 1?
- Edição #17: Governo Leite leva iniciativas de adaptação climática à COP30 em Belém. Como o RS reforça protagonismo global pelo clima?
- Edição #16: O que é o Programa Carretas do Saber que leva cursos técnicos a cidades do interior do Rio Grande do Sul?
- Edição #15: Quais as principais vantagens do sistema free flow implantado em rodovias do Rio Grande do Sul?
- Edição #13: Como funciona a bonificação para os profissionais da educação e estudantes da Rede Estadual do Rio Grande do Sul?
- Edição #12: Como o programa Porta de Entrada ajudará famílias com renda de até cinco salários mínimos a realizarem o sonho da casa própria?
- Edição #7: Qual a importância da construção das barragens dos Arroios Taquarembó e Jaguari nas regiões de Dom Pedrito e de São Gabriel?
- Edição #6: Como o desassoreamento de córregos e de rios pode prevenir alagamentos e melhorar a vazão?
- Edição #5: Como o Estado está investindo na alfabetização das crianças?
- Edição #4: Quem tem direito a receber precatórios do Estado na 9ª rodada de conciliação?
- Edição #3: Por que o governo está apoiando a prorrogação das dívidas de crédito rural?
- Edição #2: O Estado está fazendo dragagem no Guaíba?
- Edição #1: Por que é importante fazer batimetria em rios e lagos, como Guaíba?
Fonte: Ascom Sict
Edição: Anderson Machado/Secom