Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Como o Programa SUS Gaúcho implantado pelo governo Leite beneficia a população?

Explica aí! é uma série de publicações que esclarece, de maneira objetiva e direta, as principais iniciativas do governo

Publicação:

Explica Aí!
-

O governo publica uma série de conteúdos sobre as principais entregas do Estado para a população. Com um material direto, simples e informativo, o Explica aí! apresenta respostas didáticas para que as pessoas possam entender facilmente cada ação.

Edição #21: Programa SUS Gaúcho

  • Como o Programa SUS Gaúcho implantado pelo governo Leite beneficia a população?

Garantindo acesso mais rápido e digno ao atendimento de saúde com mais consultas, exames e cirurgias.

  • Como funciona o Programa SUS Gaúcho?

O SUS Gaúcho é um programa estratégico que está destinando recursos extras (além do valor que estava previsto no orçamento) para diversas áreas da saúde – qualificando a rede hospitalar, fortalecendo a atenção à saúde e incrementando os valores pagos pela tabela do Sistema Único de Saúde (SUS).

Sim. No caso de consultas de ortopedia de joelho, a oferta aumentou em 412% e, nas consultas de oftalmologia geral adulto, houve crescimento de 367%.

  • O programa conseguiu reduzir a fila de espera por atendimento nestas especialidades? 

Sim, o programa já reduziu em 43% a fila das consultas em oftalmologia e em 27,2% no caso de ortopedia.

Já foram feitos investimentos também para reforçar o atendimento de urgência e emergência, ampliação do transporte de pacientes e fortalecimento dos hospitais municipais e de pequeno porte.

  • Qual o objetivo do SUS Gaúcho?

É justamente cuidar das pessoas onde elas estão, assegurando justiça e dignidade ao atendimento e mostrando que o Rio Grande do Sul está preparado para oferecer saúde pública de qualidade.

Sim, o SUS Gaúcho tem contribuído para a redução do tempo de espera por meio da realização de mutirões de consultas e cirurgias, da criação de ambulatórios de especialidades em diversas regiões do Estado e de investimentos no transporte municipal de pacientes.

Os hospitais que estão recebendo recursos do SUS Gaúcho realizam o agendamento e comunicam os pacientes que aguardam na fila de espera.

  • De que forma os usuários ficam sabendo dos agendamentos?

Por meio de ligação telefônica realizada pelo hospital onde será realizada a consulta ou a cirurgia.

  • Quais as especialidades atendidas neste ano pelo programa?

O foco em 2025 são as consultas de oftalmologia adulto e as cirurgias de joelho, que representam as maiores filas do RS.

Sim. Haverá a ampliação para as demais subespecialidades de oftalmologia e ortopedia, bem como para cirurgia geral, dermatologia, otorrinolaringologia e urologia.

  • Quanto o governo está investindo no SUS Gaúcho neste ano?

O investimento extra em 2025 é de R$ 267,7 milhões.

  • Qual a previsão de investimentos para 2026?

O governo prevê investir R$ 758 milhões.

Fonte: Ascom SES
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul