Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Turismo

Visite o Rio Grande do Sul

Ruínas de São Miguel das Missões
Ruínas de São Miguel, patrimônio da humanidade, formam um dos mais antigos e belos cartões-postais do estado - Foto: Karine Viana/Palácio Piratini

Com identidade cultural diversa, herdada de povos colonizadores, o Rio Grande do Sul é um dos principais destinos turísticos do Sul do Brasil. Do Litoral a Fronteira Oeste, do Chuí até as Missões, passando pela Serra Gaúcha, prestigiada nacionalmente, o estado oferece roteiros com belas paisagens, arquitetura renomada e gastronomia de qualidade.

Ao todo, 27 regiões convidam os turistas a mergulhar na história rio-grandense.

Palácio Piratini

A sede do governo, localizada na Praça da Matriz, em Porto Alegre, é um dos pontos turísticos mais visitados da capital. Com construção iniciada em 1896, o monumento de estilo neoclássico e materiais importados foi concluído somente em maio de 1921. Na parte interna, pinturas do italiano Aldo Locatelli adornam os salões e contam a história dos gaúchos.

Em 1986, foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado e, nos anos 2000, a edificação e seus bens ganharam a proteção do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Construída entre 1896 e 1921, sede do governo do Estado possui estilo neoclássico
Construída entre 1896 e 1921, sede do governo do Estado possui estilo neoclássico - Foto: Arquivo/Palácio Piratini
Serra Gaúcha

A cidade de Gramado, na Região das Hortênsias, é um dos principais destinos para quem quer conhecer a influência alemã e italianaA maior demanda da rede hoteleira é na estação mais fria, quando as temperaturas baixas prenunciam geada, ou neve, registrada com certa frequência. Canela e Nova Petrópolis são alternativas para conhecer mais sobre a região.

A cultura italiana é destaque nos Caminhos da Colônia, em Flores da Cunha e Caxias do Sul, e nos Caminhos de Pedra, em Bento Gonçalves. No encontro do território bento-gonçalvense com Garibaldi e Monte Belo do Sul, o Vale dos Vinhedos possui reconhecimento nacional. O local representa o legado histórico, cultural e gastronômico dos imigrantes que chegaram ao estado em 1875. Agrega a modernidade tecnológica das vinícolas e a infraestrutura qualificada de turismo.

Litoral

Clima quente, trilhas abertas, paredões rochosos e morros também são atributos do território gaúcho. Entre as praias mais conhecidas e frequentadas do Litoral Norte e Sul estão Tramandaí, Capão da Canoa e Torres. Em Santa Vitória do Palmar, os banhistas podem se refrescar nas lagoas Mirim e Mangueira, e nas praias do Hermenegildo e Barra do Chuí, na fronteira com o Uruguai.

Missões

Alguns dos cartões-postais mais antigos se encontram em São Miguel das Missões. O Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo, patrimônio da humanidade, e o Museu das Missões, abrigam ruínas remanescentes do tempo em que os jesuítas chegaram ao Brasil, em 1549, trazendo a doutrina católica e os costumes europeus ao povo indígena que habitava o Sul do país.  


Conheça outras atrações turísticas do Rio Grande do Sul.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul