Áudios
Material para uso jornalístico
O governo do Estado lançou, na quarta-feira (18/9), a Campanha Nacional de Turismo. Considerada como a maior iniciativa mercadológica da história do Rio Grande do Sul, ela tem como objetivo posicionar o Estado como um dos principais destinos turísticos do Brasil, especialmente após as enchentes que impactaram fortemente o fluxo de visitantes.
As obras de modernização e construção dos sistemas de contenção contra cheias no Rio Grande do Sul serão geridas em conjunto pelo governo do Estado e a União. Na terça-feira (17/9), o governador Eduardo Leite reuniu-se em Brasília com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a assinatura da portaria federal que cria o conselho de gestão dos projetos.
Neste episódio, a gente vai tratar de um tema grave, complexo, urgente, do qual nós todos precisamos falar. Setembro é o mês dedicado à previnir o suicídio. O Rio Grande do Sul, historicamente, apresenta as maiores taxas de mortalidade por suicídio do país. Entre 2015 e 2023, estas taxas subiram 38,37%. O Estado seguiu a tendência nacional, com 32,17% de aumento. Em 2023 foram registradas 1.548 mortes por esse agravo no RS. Com base nestas estatísticas, a Secretaria da Saúde formou o Comitê Estadual de Promoção da Vida e Prevenção ao Suícidio, que propõe uma série de ações, inclusive uma campanha muito bacana chamada “Juntos na torcida pela vida - pedir ajuda faz bem”, são vídeos com atletas do Internacional e do Grêmio . Eles chamam atenção para importância de as pessoas procurarem ajuda nos serviços de saúde. Entrevistado: Bruno Moraes, coordenador do Comitê Estadual de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio, Bruno Moraes.
Neste episódio, o tema é um aniversariante ilustre da capital gaúcha: O Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa, que completa 50 anos neste mês. Para comemorar esta rica história, o museu está oferecendo ao público uma programação com novas exposições, exibição de documentários e roteiros de visitação. Entrevistado: Welington Silva