Áudios
Material para uso jornalístico
Na manhã desta quarta-feira (10/12) foi anunciado pelo governador Eduardo Leite, um pacote de ações no registro de veículos que irão simplificar o processo e reduzir custos para o cidadão. As principais novidades foram o fim da vistoria para primeiro emplacamento e a implementação do Registro Nacional de Veículos em Estoque (Renave) Usados RS, com vistoria realizada por meio da Inteligência Artificial para a transferência de usados.
No painel, promovido na manhã desta sexta-feira (5/12), Leite destacou a transformação promovida na segurança pública gaúcha a partir das reformas estruturais e do ajuste fiscal implementados em seu governo, que permitiram ao Estado recuperar capacidade de investimento e fortalecer o enfrentamento ao crime. O governador gaúcho também defendeu a integração entre as polícias do sul e sudeste.
O governador Eduardo Leite teve uma reunião importante com o presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, nesta quinta-feira (4/12) em Brasília. No encontro, Leite reforçou o apelo para que o Senado vote o projeto de lei que autoriza o uso de recursos do Fundo Social, alimentado pelo pré-sal, para o refinanciamento das dívidas de produtores rurais afetados por calamidades. A medida é considerada central para dar fôlego ao setor agropecuário do Rio Grande do Sul, duramente atingido por sucessivas estiagens e pelas enchentes históricas de 2024.
O governador Eduardo Leite lançou, na quarta-feira (3/12), campanha de prevenção à violência contra as mulheres, em solenidade no Palácio Piratini. Com participação da secretária da Mulher, Fábia Richter, e da secretária-adjunta da pasta, Viviane Viegas. A iniciativa busca conscientizar a sociedade gaúcha e alertar para o acolhimento às vítimas e para o incentivo à denúncia de qualquer tipo de violência contra mulheres.