Áudios
Material para uso jornalístico
Neste episódio, um bate-papo com o secretário da Segurança Pública, Sandro Caron. Delegado da Polícia Federal com pós-graduação em Gestão de Políticas de Segurança Pública, Sandro Caron foi diretor de Inteligência; superintendente regional no Rio Grande do Sul e no Ceará; delegado Regional Executivo no Rio Grande do Norte e adido em Portugal. Ele também coordenou o serviço antiterrorismo nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos no Rio de Janeiro, em 2016, e comandou a pasta da Segurança no Ceará. Caron fala sobre os Indicadores de Criminalidade, as ações de combate à violência doméstica; e a posse na presidência do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública.
Seguimos dando destaque a mulheres que ocupam seus lugares na sociedade, fazendo a diferença na vida das pessoas. É o caso da nossa convidada deste episódio, a delegada Vanessa Pitrez. Ela é a primeira mulher a comandar o Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), um dos mais importantes e operacionais da Polícia Civil.
O Dia Internacional das Mulheres teve origem no movimento operário e se tornou um evento anual reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU). Tudo começou em 1908, quando 15 mil mulheres marcharam por Nova York exigindo a redução das jornadas de trabalho, salários melhores e direito ao voto. A data foi celebrada pela primeira vez em 1911, na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça. Mas o Dia Internacional das Mulheres só foi oficializado em 1975, quando a ONU começou a comemorar a data. E aqui no nosso Diálogo RS Podcast, ao longo do mês de março, a gente conversa com mulheres que se destacam na sociedade gaúcha. Começamos num bate-papo com Cristiane Nunes de Oliveira, a primeira mulher a assumir o posto de Tenente Coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Estado.
Neste episódio, um bate-papo com Luiz Henrique Viana, secretário de Sistemas Penal e Socioeducativo. Viana é graduado em Direito pela Universidade Federal de Pelotas. Na administração do município foi secretário de Qualidade Ambiental. Também foi vereador, deputado estadual e secretário do Meio Ambiente e Infraestrutura, no primeiro governo de Eduardo Leite. Ele fala sobre as ações voltadas para um tratamento penal adequado, o andamento das obras no sistema prisional, como a Cadeia Pública de Porto Alegre, e as políticas públicas adotadas no sistema socioeducativo.