Polícia Civil e Brigada Militar realizam operação Verão Sem Drogas para combate ao tráfico no Litoral Norte
Ação integrada mobiliza 200 agentes e cumpre ordens judiciais em oito municípios do Estado
Publicação:
A Polícia Civil e a Brigada Militar realizaram, na quarta-feira (11/2), a operação Verão Sem Drogas, uma ação integrada de repressão qualificada ao tráfico de entorpecentes e a outros crimes no Litoral Norte do Estado. As ações ocorrem no âmbito da Operação Verão Total, iniciativa do Governo do Rio Grande do Sul, que integra esforços de diferentes órgãos públicos estaduais. Por meio da Secretaria da Segurança Pública (SSP), o Estado enfrenta o crime organizado na região, com repressão ao tráfico e à circulação ilegal de armas de fogo para a preservação da ordem pública durante a alta temporada.
A operação contou com cerca de 200 policiais civis e militares, com atuação do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc) e do Departamento de Polícia do Interior (DPI), além da Brigada Militar, por meio do Comando Regional de Polícia Militar Litoral (CRPM-L), do 8º e do 42º Batalhões de Polícia Militar. Foram cumpridas ordens judiciais em Osório, Tramandaí, Imbé, Cidreira, Balneário Pinhal, Capão da Canoa, Torres e Porto Alegre. Até o momento, três pessoas foram presas, além da apreensão de armas de fogo, drogas, dinheiro, celulares e balanças de precisão.
Segundo o Diretor do Denarc, delegado Carlos Wendt, a iniciativa resulta da integração operacional entre as forças de segurança pública estaduais para o combate à criminalidade, que se intensifica no período de veraneio, caracterizado por aumento sazonal da população.
Operação Verão Total
A SSP é uma das maiores atuantes na Operação Verão Total. Durante todo o verão, ela é representada pelo Instituto-Geral de Perícias (IGP), com emissão de carteiras de identidade; pela Polícia Civil e pela Brigada Militar, que realizam atividades educativas sobre trânsito voltadas à conscientização de crianças, além da repressão aos crimes; pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBM), que promove ações de educação preventiva por meio do projeto Guarda-Vidas Mirim, além da proteção dos banhistas; e pelo Detran RS, que foca na redução de acidentes e na preservação da vida nas vias, especialmente em função do maior fluxo de veículos e pessoas nos balneários.
Balanço parcial
O litoral gaúcho está diferente. Até o momento, as ações da Operação Verão Total 2025/2026 resultaram em queda nos índices de criminalidade na região, em comparação à temporada passada. Houve queda consistente nos crimes mais graves, especialmente nas ocorrências com morte e nos roubos em via pública. Os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) caíram 63% no Litoral Sul e 50% no Litoral Norte. Já os roubos a pedestre tiveram queda de 54% no Litoral Sul e de 39% no Litoral Norte.
O Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS) realizou, até o momento, 595 resgates e salvamentos, além de encontrar 1034 pessoas perdidas. Foram mais de 392 mil ações preventivas, apoiadas por uma estrutura de 112 guaritas no Litoral Norte, 29 no Litoral Sul e 22 em águas internas. O Projeto Guarda-Vidas Mirim atendeu 1.633 crianças de Norte a Sul do Estado e se tornou um forte aliado na disseminação de boas condutas, reforçando cuidados essenciais para um banho seguro.
Para o titular da SSP, Mário Ikeda, a redução nos principais indicadores se deve à intensificação das ações de segurança, com foco na prevenção e na proteção da população, especialmente em áreas de grande circulação. "O trabalho conjunto das forças e a presença do efetivo maior em locais estratégicos durante a Operação Verão Total nos trazem esses resultados e proporcionam também o aumento da sensação de segurança entre moradores e turistas, que podem aproveitar mais nossos balneários", disse.
Texto: Ascom/SSP
Edição: Secom