Operação Balada Segura celebra 15 anos com blitz comemorativa no litoral
Presente em 33 municípios, a operação realizou cerca de 90 mil abordagens em 2025
Publicação:
A blitz de celebração dos 15 anos do principal programa estadual contra a alcoolemia ao volante aconteceu na noite de quarta-feira (4/2), na Avenida Central, em Xangri-lá, no Litoral Norte. Durante a ação, os agentes apresentaram aos motoristas e demais cidadãos o risco da combinação entre álcool e direção e outros comportamentos perigosos. Os condutores que obtiveram resultado zero no teste do etilômetro receberam um kit comemorativo.
O secretário da Segurança Pública, Mário Ikeda, fez questão de parabenizar os agentes de trânsito e destacar a longevidade e o sucesso das abordagens ao longo dos anos “O programa se tornou lei, passam os governos e a Balada Segura é permanente. O trabalho da operação mudou a cultura da nossa sociedade, os jovens que saem para beber escolhem não dirigir. Essa ação com certeza será continuada e ampliada.”
Uma equipe de agentes do Detran RS esteve presente na celebração e foi homenageada pelas diretoras e pelo secretário, com a entrega de um kit personalizado alusivo aos 15 anos. A diretora-geral adjunta do Detran RS, Isabel Friski, demonstrou a emoção de participar das ações. “Eu sou uma admiradora do trabalho dos agentes, o trabalho de prevenção e educação que leva a cada condutor orientação - seja à noite ou durante o dia, nas ruas ou na praia. É muito bom estar com vocês comemorando esta data tão importante.”
A diretora institucional, Diza Gonzaga, explicou sobre o foco da operação. "A Balada Segura tem como principal objetivo proteger a vida, incentivando o engajamento da sociedade em uma convivência harmoniosa no espaço público. Não temos o objetivo de punir, mas de educar. Eu acompanho o trabalho dedicado e valoroso dos agentes e é com muita alegria que estamos aqui completando 15 anos. Me emociono ao saber que vocês, diariamente, estão salvando a vida de muitos jovens.”
Sobre a Balada Segura
A operação Balada Segura foi lançada em 4 de fevereiro de 2011 e regulamentada pela Lei Estadual 13.963, de 30 de março de 2012, o que a transformou em política permanente de Estado. Com coordenação executiva do Detran RS, realiza, de forma integrada e contínua, ações de fiscalização e de educação para o trânsito..
As atividades contam com o apoio da Brigada Militar e órgãos de trânsito municipais, como a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) na Capital. A Polícia Civil também é parceira, atuando nos casos de crimes de trânsito.
A operação ocorre, principalmente, em cidades com maior densidade populacional e durante a noite, em locais de concentração de bares, casas noturnas e rotas de deslocamento para festas e eventos.
Ao longo destes 15 anos, novas tecnologias e métodos foram sendo introduzidos. A partir do segundo semestre de 2023, as abordagens passaram a contar com o uso do etilômetro passivo, um bafômetro em que o indivíduo assopra à distância. Esse equipamento aponta se há a presença de álcool ou não no organismo. Caso o aparelho sinalize positivo (luz vermelha), o condutor é convidado a fazer um teste no etilômetro ativo, bafômetro tradicional que medirá a quantidade de álcool ingerida.
O chefe da Divisão de Fiscalização de Trânsito e Ações Educativas do DetranRS, Adriano Saraiva, que participa da ação desde o início do projeto, afirma que a operação integrada passou por adaptações ao longo dos anos. “Hoje, a Balada Segura acontece em curto espaço de tempo e com uma estrutura completa e moderna montada por meio da unidade móvel, oferecendo uma mais agilidade”, explica.
Números da Balada
Atualmente, a Balada alcança 33 municípios conveniados, além do litoral durante a temporada de verão. Desde a primeira edição, ocorrida em 4 de fevereiro de 2011 na Cidade Baixa, em Porto Alegre, até o início de fevereiro de 2026, os agentes do DetranRS que atuam na Balada Segura já realizaram mais de 18,3 mil blitze, com 1,2 milhão de condutores abordados, 1,1 milhão de testes de etilômetro realizados, 21,9 mil autuações por alcoolemia (teste positivo) e 63,7mil por recusa à realização do bafômetro.
Desde o início da ação RS Verão Total (12/12/2025 a 31/1/2026), foram realizadas no litoral 49 blitze, 5.588 abordagens e 430 autuações por alcoolemia ou por recusa (7,7%). Segundo a direção do Detran RS, o total de infrações (artigos 165 e 165-A do CTB) representa apenas 7% do total de abordados, o que demonstra a efetividade do programa, já que uma pequena parcela dos condutores fiscalizados está dirigindo sob efeito de álcool ou se recusou a realizar o teste.
O Detran RS integra as ações da Operação Verão Total no Litoral Norte e no Litoral Sul, com um plano focado na redução de acidentes e na preservação da vida nas vias, especialmente em função do maior fluxo de veículos e pessoas nos balneários.
A Balada Segura está em pontos estratégicos dos municípios litorâneos, com prioridade no combate à alcoolemia ao volante e outras infrações graves. O objetivo é coibir comportamentos de risco antes que resultem em sinistros. São desenvolvidas, ainda, atividades de conscientização direcionadas a condutores, ciclistas e pedestres, com distribuição de material informativo e orientações sobre os perigos da combinação álcool e direção.
Texto: Luciana Balbueno/Ascom SSP
Edição: Secom