Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governador Eduardo Leite destaca queda em indicadores de criminalidade no balanço do primeiro mês da Operação Verão Total

Forças de segurança do Estado também realizam atividades educativas e preventivas em todo o Litoral

Publicação:

Dez pessoas estão lado a lado de pé em pose para foto em um grande salão da Câmara de Vereadores de Xangri-lá
Governador Eduardo Leite junto com integrantes das forças de segurança que estão atuando na Operação Verão Total 2025/2026 - Foto: Mauricio Tonetto/Secom

O governador Eduardo Leite apresentou nesse sábado (10), na Câmara de Vereadores de Xangri-lá, os resultados do primeiro mês de atuação das forças de segurança na Operação Verão Total 2025/2026. O secretário da Segurança Pública, Mario Ikeda, e os comandantes do Corpo de Bombeiros Militar e da Brigada Militar, a chefia da Polícia Civil, e diretores do Instituto-Geral de Perícias (IGP), do Departamento Estadual de Trânsito (Detran RS) e da Polícia Penal detalharam os indicadores e ações da força-tarefa que aumenta o efetivo e oferta de serviços à população no Litoral Norte, Litoral Sul e balneários de água doce gaúchos.

Duas pessoas sentadas em uma grande mesa, ambas sorrindo. Ao fundo, se lê Plenário Ledir Fermino Alves
Leite destacou os investimentos realizados no Estado e a redução histórica da criminalidade - Foto: Mauricio Tonetto/Secom

Segundo Eduardo Leite, o Rio Grande do Sul vive hoje uma realidade diferente após recuperar a capacidade do Estado de cumprir suas funções essenciais. “Antes de pensar em grandes obras, era preciso fazer o básico bem feito. Organizamos a segurança pública, investimos em efetivo, inteligência e integração das forças, e os resultados estão nos números: redução histórica da criminalidade, mais presença do Estado e mais segurança para quem vive e para quem visita o Rio Grande do Sul”, afirmou o governador.

No período de 20 /12 a 6/1, o roubo a pedestres teve redução de 55% em relação ao ano passado (de 76 para 34), e o de veículos está 67% menor que na edição passada: foram três ocorrências em duas semanas, frente a oito ocorrências em 2024/2025. Ikeda destacou também a queda no número de estelionatos, que tem marcado bastante a sensação de segurança, apesar do aumento deste tipo de crime em todo o país. Neste ano, foram 243 casos, enquanto a edição passada registrou 358 e, em 2023/2024, chegou a 407. Os crimes violentos letais intencionais também caíram de 18 para sete (61% menos que na edição passada).

O secretário Mario Ikeda destacou a melhora expressiva nos indicadores de segurança nos 38 municípios que integram a Operação Verão Total: “é uma redução consistente, que acompanha os indicadores de 2025. Os resultados que apresentamos são fruto do trabalho e da confiança que o Estado tem depositado em recursos financeiros e melhoria das condições de trabalho, aumento de efetivos e promoções”.

Duas pessoas sentadas em uma mesa, uma delas em primeiro plano gesticula enquanto fala ao microfone
Secretário Mário Ikeda ressaltou a melhora expressiva nos indicadores nas 38 cidades que integram a Operação Verão Total - Foto: Mauricio Tonetto/Secom

Somente na segurança, cerca de 3,3 mil servidores da Brigada Militar (BM), da Polícia Civil (PC), do Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), do IGP-RS e do DetranRS estão atuando de forma integrada, com ações que incluem patrulhamento, salvamentos, fiscalização e atividades educativas.

Texto: Ascom SSP
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul