Leite destaca RS Seguro como exemplo nacional em debate sobre políticas públicas em São Paulo
Governador apresentou resultados históricos da estratégia gaúcha, que levou o RS a alcançar reduções recordes na criminalidade
Publicação:

O governador Eduardo Leite apresentou, nesta quinta-feira (25/9), em São Paulo, os resultados do Programa RS Seguro durante palestra no ciclo de debates promovido pelo Centro de Debate de Políticas Públicas (CDPP), em parceria com o Instituto Sou da Paz e a Fundação Fernando Henrique Cardoso. O evento reuniu especialistas e lideranças políticas com o objetivo de discutir soluções para o desenvolvimento econômico e social do país.
Ao compartilhar a experiência gaúcha, Leite destacou a transformação promovida no enfrentamento ao crime a partir de dados, integração institucional e foco em territórios mais vulneráveis. “No Rio Grande do Sul, reduzimos os homicídios pela metade e alcançamos quedas de até 90% em roubos de veículos e de cargas. Isso significa não apenas estatísticas melhores, mas milhares de vidas preservadas e mais segurança para a população”, afirmou o governador.
A política inovadora rendeu ao Estado reconhecimento nacional. O Rio Grande do Sul alcançou o 3º lugar em Segurança Pública no Ranking de Competitividade dos Estados, promovido pelo Centro de Liderança Pública (CLP), e recebeu o Prêmio Excelência em Competitividade pela criação do Geseg, ferramenta de gestão estatística que orienta as ações do RS Seguro. “Não se trata de milagre, mas de disciplina, inteligência, investimento e integração. O Geseg nos permite agir rapidamente diante de qualquer sinal de aumento da criminalidade”, explicou Leite.
- Em 10 anos, RS avança quatro posições em ranking dos Estados mais competitivos do país
- Eduardo Leite recebe Prêmio Excelência em Competitividade 2025 pela plataforma Gestão Estatística na Segurança Pública
Ao longo de sua palestra, o governador reforçou que o modelo gaúcho pode inspirar outras unidades da federação. “Mostramos que é possível enfrentar o crime organizado sem recorrer a soluções simplistas ou violentas, mas com estratégia e compromisso institucional. O RS Seguro é uma política pública que alia firmeza e humanidade, preservando vidas e fortalecendo a confiança da sociedade no Estado”, destacou.
A participação de Leite no ciclo integra uma série de debates com governadores promovida pelas entidades, com o propósito de estimular a formulação de políticas públicas eficazes para o Brasil.
“O que apresentamos aqui é uma experiência construída com diálogo e resultados concretos. O Rio Grande do Sul prova que a boa governança na segurança pública faz diferença e deve ser referência para o país”, concluiu o governador.
Texto: Carlos Ismael Moreira/Secom
Edição: Secom