Eduardo Leite recebe Prêmio Excelência em Competitividade 2025 pela plataforma Gestão Estatística na Segurança Pública
Rio Grande do Sul é destaque nacional no Ranking de Competitividade dos Estados 2025 com Programa RS Seguro
Publicação:

O governador Eduardo Leite recebeu nesta quarta-feira (27/8), em Brasília, o troféu do Prêmio Excelência em Competitividade 2025 do Centro de Liderança Pública (CLP) pela plataforma da Gestão Estatística na Segurança Pública (GESeg), sistemática de governança desenvolvida pelo Estado e liderada pelo Programa RS Seguro. Leite estava acompanhado de secretários estaduais e do secretário-executivo do RS Seguro, Antônio Padilha.
Na ocasião, também foi lançado o Ranking de Competitividade dos Estados, no qual o Rio Grande do Sul é destaque: pelo segundo ano consecutivo, apareceu como líder nacional em Inovação e em Eficiência da Máquina Pública. Além disso, é o 3º melhor Estado do país em Segurança Pública, o 4º em Sustentabilidade Social e 6º em Educação.
"A premiação é o reconhecimento de que segurança pública se faz com integração, gestão eficiente e responsabilidade com a vida das pessoas. O GEseg é a ferramenta que nos permite embasar decisões com dados, ciência e inteligência, direcionando recursos e estratégias com foco em resultados, o que nos levou aos menores índices de criminalidade da nossa história", afirmou Leite.
O prêmio tem como objetivo reconhecer e incentivar boas práticas de gestão pública estadual que contribuam para o aumento da competitividade. As iniciativas inscritas são avaliadas por especialistas e comparadas com os resultados do Ranking de Competitividade. Em 2025, o prêmio recebeu um número recorde de 333 inscrições.
“Estamos muito orgulhosos com a premiação, que simboliza mais um reconhecimento à estratégia do RS Seguro. Trata-se de um sistema criado com base em ciência de dados e inteligência para qualificar o planejamento e a aplicação de recursos no combate à criminalidade. Agradeço a todos os operadores das nossas forças de segurança, que dia e noite estão nas ruas executando as políticas públicas planejadas para proteger a sociedade”, disse Antônio Padilha.
Sobre o programa
Lançado em 2019, o RS Seguro é um programa estruturante de segurança pública que promove integração entre as forças policiais, uso intensivo de inteligência, ações sociais preventivas, modernização do sistema prisional e, sobretudo, gestão orientada por dados por meio do GESeg.
A plataforma analisa estatísticas dos 497 municípios do Rio Grande do Sul, com foco territorial nos 23 que concentram os maiores indicadores de criminalidade. Entre os resultados alcançados entre 2017 e 2024, destacam-se:
- redução de 54% nos homicídios;
- 78% nos latrocínios;
- e 87% nos roubos de veículos.
Em seis anos de execução, o RS Seguro contribuiu para preservar 5.405 vidas, número superior à população de 251 municípios do Estado.

Acompanhamento periódico
O processo de governança envolve reuniões periódicas que vão desde o nível intramunicipal até a alta gestão estadual. Desde 2019, foram realizados 71 ciclos mensais de governança, além de encontros territoriais com participação do governador e das principais autoridades da segurança pública. As reuniões mensais do programa são conduzidas diretamente por Leite. São compostos por:
- Reuniões A4 – nas Áreas Integradas de Segurança Pública (AISPs);
- Reuniões A3 – nos 23 municípios priorizados inicialmente pelo Programa RS Seguro; Reuniões das RISPs – em 21 Regiões Integradas de Segurança Pública;
- Reuniões A2 – semanais e presididas pelo Secretário de Estado da Segurança Pública, com a participação de chefias de suas instituições vinculadas (Brigada Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Instituto-Geral de Perícias e Polícia Civil), além da Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS) e sua vinculada, a Polícia Penal;
- Reunião A1, em última instância, presidida pelo governador, e que também conta com as participações de representantes do Ministério Público Estadual e Federal, Tribunal de Justiça Estadual e Tribunal Regional Federal da 4ª Região, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal.
Dessa forma, a cada mês, os gestores conseguem identificar quais indicadores caíram ou se elevaram, quais pontos precisam de atenção e quais estratégias tiveram melhores resultados. A iniciativa permite, assim, o compartilhamento das boas práticas entre os diversos órgãos envolvidos, fomentando a integração e a cooperação entre as forças da segurança pública e os demais integrantes do sistema de justiça criminal.
Graças à metodologia, o Estado alcançou, em seis anos, os menores índices de criminalidade desde o início da série histórica em 2010, com destaque para a união entre ciência de dados e governança colaborativa. Essa abordagem integrada, com reuniões em diferentes níveis e priorização dos municípios mais vulneráveis, têm gerado impacto positivo nos índices de homicídios, roubos e violência doméstica.
Reconhecimento internacional
O GESeg também é reconhecido internacionalmente. Em 2021, recebeu o título de referência internacional ao conquistar o Prêmio Gartner Eyes on Innovation Awards For Government 2021, organizado pela maior instituição global de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Foi a única iniciativa de estatística criminal latino-americana a receber o prêmio, superando cases apresentados por Flórida, Califórnia e Nova York (EUA).
Texto: Ascom RS Seguro
Edição: Secom