Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governo do Estado realizará, em Guaíba, último mutirão de 2025 para mutuários da extinta Cohab RS regularizarem seus imóveis

Ação nos dias 5 e 6 de dezembro vai oportunizar atendimento aos mais de três mil contratos aptos para regularização no município

Publicação:

Várias pessoas estão sentadas frente a frente em mesas compridas cobertas por toalhas brancas. Em cada mesa há notebooks, documentos e canetas. Os atendentes, posicionados de um lado das mesas, digitam ou analisam papéis enquanto conversam com as pessoas atendidas. A imagem mostra um ambiente amplo, semelhante a um ginásio, com piso verde e algumas faixas de isolamento e cones laranja ao fundo. As pessoas utilizam roupas casuais e o local está movimentado, com várias fileiras de atendimento.
Canoas, que possui 4.300 títulos aptos para regularização, recebeu o mutirão em outubro - Foto: Jorge Fuentes/Ascom Sehab

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (Sehab) realizará nesta sexta-feira (5/12) e sábado (6/12) o último mutirão de 2025 para regularização fundiária de imóveis adquiridos pela extinta Companhia de Habitação do Estado do Rio Grande do Sul (Cohab RS). O atendimento será em Guaíba, das 9h às 16h, no ginásio Bagezão, na Cohab Santa Rita. O município possui cerca de três mil contratos aptos para regularização.

O mutirão integra o Projeto Terra – Eu sou Cohab. A iniciativa é uma cooperação entre o governo do Estado, por meio da Sehab e Procuradoria-Geral do Estado (PGE-RS); Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS); Defensoria Pública estadual; Colégio Notarial do Brasil, Seção RS; Colégio Registral do RS; e o Instituto de Registro Imobiliário do Estado. Também se somam ao trabalho o Ministério Público estadual e o Comando Militar do Sul no auxílio aos mutirões.

No primeiro momento, o programa beneficia os mutuários de unidades habitacionais localizadas em 12 municípios, onde estão sendo realizados mutirões de regularização. Mais de 7 mil atendimentos já foram realizados.

O secretário de Habitação, Carlos Gomes, ressalta importância do projeto e da parceria com TJRS e demais participantes do Terra - Eu sou Cohab. “Com essa atuação conjunta, conseguimos avançar muito na efetivação dos documentos de propriedade para esses mutuários que há décadas aguardam para ter a tranquilidade do imóvel ser realmente seu. O trabalho seguirá até que todos tenham sua escritura em mãos”, afirmou.

Sobre o projeto

O Projeto Terra – Eu sou Cohab, foi desenvolvido pelo Poder Judiciário e teve a adesão da Sehab, visando a regularização fundiária dos imóveis que ainda estão registrados em nome da extinta Cohab RS e que necessitam ser transferidos aos respectivos mutuários. Em agosto, foi realizado o projeto piloto em Cachoeira do Sul e o resultado comprovou a eficiência da metodologia planejada.

A parceria com o Colégio Notarial e Colégio Registral assegura a gratuidade das tarifas cartoriais. A PGE-RS também participa do projeto realizando a análise jurídica do Termo de Cooperação firmado com o TJRS e outros parceiros, garantindo agilidade no processo e segurança jurídica.

Cidades atendidas

Na primeira etapa foram realizados mutirões do programa em 12 municípios, onde estão concentrados mais de 30,8 mil imóveis aptos à escrituração, o que representa mais da metade do passivo total. As cidades atendidas foram:

  • Alvorada
  • Bagé
  • Canoas
  • Guaíba
  • Novo Hamburgo
  • Passo Fundo
  • Pelotas
  • Rio Grande
  • Santa Maria
  • Santana do Livramento
  • Uruguaiana

A foto mostra um espaço interno com grande movimentação de pessoas sendo atendidas em mesas distribuídas pelo ambiente. Em primeiro plano, um grupo de atendentes e cidadãos interage ao redor de uma mesa, analisando documentos e digitando em notebooks. Há cadeiras brancas de plástico e vários papéis organizados sobre as mesas. À direita, um banner com o logotipo do programa de regularização fundiária identifica o serviço. Ao fundo, mais pessoas esperam atendimento em uma área que lembra um terminal ou galeria comercial, com placas indicando serviços como “Rodoviária”.
Pelotas também recebeu o mutirão em outubro para encaminhar cerca de 5.400 títulos para regularização - Foto: Andrei Kannenberg/Ascom Sehab

Cohab RS

A Sehab tem a atribuição de reduzir o passivo imobiliário da extinta Cohab RS, visando a regularização do seu patrimônio, e administrar a carteira habitacional do Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul (Ipergs).

Desde de dezembro de 2023, há um trabalho para a agilização e otimização do processo de concessão de escrituras, certidões de propriedade e liberação de hipotecas dos mutuários da Cohab RS e do Ipergs. A partir daí, foram finalizados 1.497 processos, sendo 802 autorizações para escrituras, 535 assinaturas , 47 liberações de hipotecas e 136 termos de quitação.

Histórico

A Cohab RS foi criada em 1964 pela Lei Ordinária 4.892/1964. Esta lei autorizava o governo do Estado a executar políticas públicas de habitação, principalmente para a população de baixa renda. A companhia foi extinta por decreto estadual em 1995 pela Lei 10.356/1995, efetivada em 2009.

Após a extinção, a companhia entrou em processo de liquidação, envolvendo a transferência de bens e ativos para o Estado. Em 2015, foi aprovada a Lei 14.779/2015, que facilitou o reconhecimento da titularidade dos imóveis já quitados, permitindo aos moradores que comprovassem a ocupação do imóvel por um período mínimo de 5 anos, como moradia própria, a obtenção da escritura definitiva.

Serviço

O quê: mutirão de regularização fundiária em Guaíba
Quando: 5 e 6 de dezembro, das 9h às 16h
Onde: Ginásio Bagezão (Av. Valdir Rodrigues Soares, 566 - Cohab Santa Rita, Guaíba)

Texto: Liandro Lindner/Ascom Sehab
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul