Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governo do Estado promove caminhada em Porto Alegre alusiva ao Setembro Verde para estimular doação de órgãos

Ação da Secretaria da Saúde, no sábado (27), também visa a fortalecer a rede de hospitais transplantadores no Rio Grande do Sul

Publicação:

Card em fundo cinza, no qual está escrito Saúde ao centro, logo abaixo de um ícone formado por uma mulher com um estetoscópio pendurado no pescoço e atrás dela, à esquerda e à direita, dois contornos representando pessoas com estetoscópio pendurado em volta do pescoço. No canto inferior direito está a logomarca utilizada pela gestão 2023-2026 do governo do Rio Grande do Sul.
-

Para marcar o Setembro Verde, mês dedicado à conscientização da população sobre a doação de órgãos e tecidos para transplante, o governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (SES), realiza no sábado (27/9) a caminhada O Amor Vive.

A atividade começa às 8h, na Orla do Guaíba, em Porto Alegre. O percurso parte da Usina do Gasômetro e vai até a Rótula das Cuias, com retorno à Praça da Usina. Para participar, não é necessário inscrição prévia.

Fortalecer a cultura da doação

A caminhada tem como objetivo promover a conscientização pública sobre a importância da doação de órgãos e tecidos, fortalecendo a cultura da doação e valorizando a vida. Além disso, busca mobilizar a sociedade, estimular o diálogo familiar sobre a doação, dar voz a pessoas transplantadas e em lista de espera, bem como aos familiares de doadores.

O objetivo também é fortalecer a rede de hospitais transplantadores como agentes de mobilização social e lançar oficialmente a campanha estadual de incentivo à doação 2025.

No início do mês, uma caminhada pelo Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, buscou sensibilizar o público da Expointer sobre a temática e foi marcada pela distribuição de materiais informativos. A secretária da Saúde, Arita Bergmann, e pessoas ligadas à pasta também prestigiaram a inciativa na feira.


Público-alvo

A atividade de 27 de setembro é aberta ao público em geral, dando visibilidade especialmente a pessoas transplantadas, pessoas em lista de espera, profissionais da saúde que atuam na captação e no transplante de órgãos, voluntários, integrantes de organizações não governamentais e entidades da área da saúde.

Também estarão presentes representantes dos maiores hospitais transplantadores do Estado: Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Hospital São Lucas da PUCRS e Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.

“A caminhada busca conscientizar a sociedade de que a doação de órgãos é importante para salvar vidas, pois através da doação pessoas que estavam aguardando por um novo órgão podem voltar a viver”, destaca o coordenador-adjunto da Central Estadual de Transplantes da SES, James Cassiano.

Simpósio

Além da caminhada, a SES promoveu, como parte da campanha O Amor Vive, o 1º Simpósio de Doações de Órgãos e Transplantes do Rio Grande do Sul. Ele foi realizado entre os dias 22 e 24 de setembro no auditório do Conselho Regional de Medicina do RS.


Campanha O Amor Vive

Visando a incentivar a doação de órgãos, o governo do Estado, em parceria com outras instituições públicas, entidades da sociedade civil e cidadãos dedicados à causa, desenvolveu a campanha "O Amor Vive". Lançada em 2023, ela traz uma mensagem de estímulo para que as pessoas se tornem doadoras.

Serviço

O quê: caminhada O Amor Vive.
Quando: sábado (27/9), de 8h às 10h.
Onde: Praça da Usina do Gasômetro (percurso: da Usina do Gasômetro até a Rótula das Cuias, com retorno à Praça da Usina do Gasômetro, em Porto Alegre).

Texto: Ascom SES
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul