Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governo do Estado amplia combate a crimes rurais e transfronteiriços com a Operação Pampa

Ação mobilizou agentes e viaturas em 17 municípios

Publicação:

A fotografia em plano médio e ângulo frontal registra uma ação conjunta de fiscalização e segurança em um ambiente interno, identificada pelo título do arquivo como parte das ações da Operação Pampa no combate a crimes rurais e transfronteiriços.

Agentes e Ação
Os Fiscais: Em primeiro plano, duas pessoas são vistas de costas enquanto examinam produtos armazenados.

Policial Civil: À esquerda, uma mulher com o cabelo preso em um rabo de cavalo veste um moletom preto com a inscrição "POLÍCIA CIVIL" em letras maiúsculas brancas nas costas. Ela usa calça com estampa camuflada em tons de verde, marrom e preto.

Fiscal Federal: À direita, um homem de cabelos curtos grisalhos veste um colete verde-escuro com uma faixa refletiva cinza horizontal. Nas costas do colete está escrito, em letras maiúsculas brancas: "DEFESA AGROPECUÁRIA / FEDERAL".

Materiais e Ambiente
Produtos Apreendidos ou Fiscalizados: Diante dos agentes, há uma pilha de insumos agrícolas. No lado esquerdo, observam-se diversos galões plásticos grandes e brancos empilhados (com rótulos onde se lê parcialmente a marca "MASTER"). No centro e ao fundo, há caixas de papelão empilhadas com inscrições técnicas (onde se lê "AGROPEC"). Um longo rolo de papel pardo está apoiado horizontalmente sobre os galões.

Cenário e Iluminação: A ação ocorre junto a uma parede lisa de tom claro (bege ou cinza-claro). Uma forte luz solar lateral e natural entra pelo lado direito, projetando feixes luminosos e sombras marcadas sobre a parede e as costas dos agentes. No canto inferior direito, vê-se parte de uma mochila ou bolsa preta em primeiro plano.
Governo do Estado utilizou mais de 1,6 mil agentes em ofensiva contra crimes no campo - Foto: DCS/PC-RS

O governo do Estado, por meio da Secretaria da Segurança Pública (SSP), realizou entre quarta (10/6) e quinta-feira (11) a 2ª edição da Operação Pampa. As ações integradas da Brigada Militar e da Polícia Civil resultaram em prisões, apreensão de armas, munições, defensivos agrícolas falsificados e carnes impróprias para o consumo. Ao longo da ação, foram empregados 1.635 agentes e 380 viaturas nos municípios de Alegrete, Arroio Grande, Bagé, Butiá, Cacequi, Candiota, Ciríaco, Dom Pedrito, Guaíba, Mostardas, Osório, Quaraí, Santa Maria, Santo Ângelo, São Francisco de Paula, São Luiz Gonzaga e Uruguaiana.

A ação buscou fortalecer a presença do Estado em áreas estratégicas, bem como intensificar a prevenção e a repressão qualificada de crimes que impactam o meio rural e a faixa de fronteira. “O reforço da presença policial em pontos estratégicos da faixa de fronteira contribui para a prevenção e repressão de delitos transfronteiriços. A operação reafirma o compromisso da SSP, da Brigada Militar e da Polícia Civil com o enfrentamento qualificado aos crimes que atingem o meio rural, a segurança da população e a cadeia produtiva gaúcha.”, afirmou o titular da SSP, Mário Ikeda.

Entre os resultados consolidados, a operação contabilizou 62 prisões em flagrante e 14 recapturas de foragidos. Também foram apreendidas 12 armas de fogo, 2.465 munições e 1,7 quilo de drogas, além da lavratura de 27 boletins de ocorrência ou termos circunstanciados e de 56 autos de infração. As ações de fiscalização alcançaram 1.055 veículos, abordados pela Brigada Militar, e 26 estabelecimentos inspecionados pela Polícia Civil.

Fronteira Oeste

Na região da Fronteira Oeste, as equipes realizaram abordagens e fiscalizações em pontos estratégicos, com foco na prevenção e na repressão de delitos transfronteiriços. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão para apurar a receptação de animais, com o objetivo de dar continuidade às ações de enfrentamento aos crimes rurais e de proteção da cadeia produtiva pecuária na localidade.

As forças de segurança também abordaram 138 veículos e identificaram 181 pessoas, abrangendo os municípios de Alegrete, Quaraí e Uruguaiana. O foco foi averiguar a existência de animais, produtos, mercadorias ou objetos de origem ilícita.

As equipes também realizaram o reconhecimento e patrulhamento em áreas situadas às margens dos rios Uruguai e Quaraí, no período noturno - locais potencialmente utilizados para a travessia de animais, mercadorias e outros produtos ilícitos. Além disso, foram fiscalizadas embarcações para identificar possíveis rotas utilizadas por organizações criminosas para a prática de crimes na faixa de fronteira.

A fotografia em plano médio e ângulo diagonal registra uma viatura policial estacionada ao lado de um trator de grande porte em uma área rural, identificada pelo título do arquivo como "Ação mobilizou agentes e viaturas em 17 municípios.jpeg".

Elementos Principais
A Viatura Policial: À esquerda, em primeiro plano, vê-se a lateral e a traseira de um utilitário esportivo (SUV) SUV de cor preta, modelo Toyota SW4. O veículo oficial traz as inscrições adesivadas em letras brancas "POLÍCIA CIVIL" nas portas laterais e no porta-malas, acompanhadas pelo número de emergência "197". No vidro traseiro, destaca-se a identificação da divisão "DRACO PASSO FUNDO - RS" (Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas).

O Trator: Posicionado logo atrás e à direita da viatura, há um trator agrícola de grande porte na cor vermelha com teto e detalhes escuros, modelo Massey Ferguson 4275. O veículo está voltado para o lado oposto ao da viatura, estacionado na borda de uma plantação.

O Ambiente e Cenário
Terreno e Vegetação: Ambos os veículos estão parados sobre uma estrada ou recuo de terra batida e cascalho avermelhado, que exibe marcas de pneus. Ao fundo e à direita, estende-se uma ampla plantação ou plantio agrícola de vegetação verde e baixa, delimitada na linha do horizonte por algumas árvores distantes e postes de energia.

Iluminação e Clima: A cena se passa durante o dia sob um céu completamente encoberto por nuvens densas e acinzentadas, criando uma iluminação difusa e sem sombras marcadas no solo. Em primeiro plano, no canto inferior direito, há uma pequena área com grama verde e algumas pedras escuras irregulares.
Ação integrada das forças de segurança possibilitou a localização e a recuperação de um trator agrícola avaliado em R$ 150 mil - Foto: DCS/PC-RS

A operação resultou na recuperação de um trator agrícola avaliado em R$ 150 mil, em Ciríaco, além da apreensão de 2 mil litros de herbicidas e defensivos agrícolas falsificados, em Dom Pedrito.

Apreensões em Santa Maria

Agentes da Polícia Civil fiscalizaram estabelecimentos comerciais, com a Vigilância Sanitária de Santa Maria, na manhã de quarta-feira (10). Em um açougue na BR-287, no Bairro Camobi, foi constatado crime contra as relações de consumo. O proprietário do estabelecimento, um homem de 41 anos, foi preso em flagrante. Foram apreendidos mais de 390 kg de carne imprópria para o consumo.

A ação foi coordenada pelo delegado de Polícia Regional, Sandro Meinerz. Segundo ele, a vigilância constatou inúmeras irregularidades, como falta de local adequado para armazenar todos os produtos, falta de procedência de alguns cortes e ambiente sem condições de higiene. Com base nestes problemas, o estabelecimento foi interditado.

A fotografia em plano médio registra uma grande quantidade de carne bovina in natura transportada a céu aberto na caçamba de uma caminhonete, identificada pelo título do arquivo como "Carne imprópria apreendida - crédito DCS-PCRS.jpeg".

Elementos Principais
A Carga de Carne: O compartimento de carga do veículo está preenchido por cortes de carne crua expostos, sem refrigeração, embalagem protetora ou condições adequadas de higiene. No centro, destaca-se uma peça inteira e volumosa (uma carcaça ou quarto de boi) com gordura amarelada e partes de carne vermelha exposta. À esquerda e ao fundo, há um monte de retalhos de carne picada e outros cortes menores acumulados diretamente sobre a superfície protetora preta da caçamba.

O Veículo: A carne está acomodada na traseira de uma caminhonete de cor branca. É possível ver o vidro traseiro da cabine com película escura (insulfilm) e a tampa aberta ou a lateral interna da caçamba com o revestimento de plástico preto frisado. Na extrema direita, nota-se parte da lanterna traseira vermelha do utilitário.

O Ambiente
Cenário: O veículo está estacionado ou parado em uma via pública urbana asfaltada de cor escura. Ao fundo, após a calçada, avistam-se fachadas de residências com grades e portões claros, além de um poste e o tronco de uma árvore à esquerda. A iluminação é natural e difusa, típica de um dia nublado, sem sombras marcadas.
Foram apreendidas carnes sem nota fiscal e acondicionadas de modo irregular em Santa Maria e em Santo Ângelo - Foto: DCS/PC-RS

Prisão em Santo Ângelo

Na quinta-feira (11), a 8ª Decrab, de Santo Ângelo, realizou ações de combate ao comércio de carnes sem procedência, em parceria com a patrulha rural da Brigada Militar. A fiscalização de um mercado, no Bairro Missões, resultou na apreensão de 200 kg de carne bovina e 9 kg de outros produtos alimentícios impróprios para o consumo humano. O responsável pelo estabelecimento foi preso em flagrante.

Campos de Cima da Serra e Litoral Norte

Agentes da 5ª Decrab, de Santo Antônio da Patrulha, realizaram, na quinta-feira, uma ação de fiscalização e de prevenção de crimes rurais no município de São Francisco de Paula, com o apoio da Inspetoria Veterinária local.

As atividades concentraram-se nas localidades de Várzea do Cedro e Cerrito, onde ocorreram barreiras de fiscalização para verificação da documentação de trânsito animal, da procedência dos animais transportados e das demais exigências legais aplicáveis à atividade pecuária.

Em Santo Antônio da Patrulha, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em decorrência de investigações relacionadas ao crime de abigeato. Além disso, ocorreram ações policiais no município de Osório, com foco na prevenção e na repressão de delitos praticados no meio rural.

Texto: Dulce Mazer/Ascom/SSP
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul