Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governo abre seleção de beneficiários para fomento produtivo em comunidades quilombolas

Famílias agricultoras quilombolas podem se inscrever até 17 de dezembro

Publicação:

Secretaria de Desenvolvimento Rural
-

A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio do Fundo Estadual de Apoio aos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper), anunciou nesta segunda-feira (17/11) a disponibilização de R$ 1,5 milhão para apoio a projetos produtivos em comunidades quilombolas no Rio Grande do Sul. As inscrições ficam abertas até 17 de dezembro de 2025, nos escritórios municipais da Emater/RS-Ascar, parceira técnica da SDR. 

O edital faz parte do Programa Desenvolve RS Rural, coordenado pelo Departamento de Desenvolvimento Agrário, Pesqueiro, Aquícola, Indígena e Quilombola (DDAPA). Cada beneficiário poderá acessar até R$ 15 mil. 

“A ação integra o esforço da SDR para fortalecer a produção rural, promover a inclusão social no campo e apoiar comunidades tradicionais com iniciativas de geração de renda”, ressalta o titular da pasta, Vilson Covatti. 

Quem pode participar 

A SDR organizou a distribuição com base na existência de comunidades quilombolas certificadas pela Fundação Cultural Palmares, na proporção da população quilombola em cada município (IBGE 2022) e na priorização de municípios não contemplados no Feaper Agrofamília, até agosto de 2025.  

Também poderão solicitar apoio agricultores e agricultoras quilombolas que atendam às regras do Manual Feaper vigente. 

Processo de seleção 

A seleção será conduzida pelos Conselhos Agropecuários Municipais, com participação assegurada das comunidades quilombolas. 

Devem ser priorizados projetos de mulheres quilombolas, propostas com foco produtivo agropecuário e jovens agricultores(as), levando em conta ainda critérios definidos conforme a realidade municipal. 

Mais informações

Mais informações podem ser verificadas no edital. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (51) 3288-6736 e pelo mail ddapa@sdr.rs.gov.br.

Texto: Ascom SDR
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul