Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Emater/RS-Ascar realiza ações para conscientizar população sobre importância da água

Publicação:

Water in hands
Preservação de matas ciliares em nascentes e cursos d’água melhora a qualidade de vida no campo - Foto: Divulgação / Arquivo

Com o tema “Não deixe ninguém para trás”, o Dia Mundial da Água, nesta sexta-feira (22), é celebrado pela Emater-RS/Ascar em todo o estado com a realização de diferentes atividades, como palestras em escolas e limpeza nas margens de rios. Uma exposição também foi organizada para marcar a data. Intitulada “Água: essência da vida – o olhar sobre a água em seus diversos usos”, será realizada até a próxima quinta-feira (28), na sede da Corsan, em Porto Alegre.

A exposição é composta de 14 obras de arte, selecionadas entre as 38 obras de artistas plásticos gaúchos que integraram a exposição itinerante dos 25 anos da Semana da Água do RS, comemorados em 2018. As obras ficaram expostas em locais de destaque cultural em Canoas, Montenegro, Farroupilha e Porto Alegre, no Palácio do Ministério Público do RS e na hidráulica do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) no bairro Moinhos de Vento.

De acordo com Gabriel Ludwig Katz, coordenador estadual de Saneamento Básico da Emater-RS/Ascar, a instituição realiza, durante o ano, inúmeras atividades de educação ambiental sobre a conservação e uso racional de água, tratamento de dejetos e destinação adequada de resíduos sólidos. Além de orientar as famílias rurais sobre conservação de áreas protegidas e recursos hídricos, e práticas de saneamento ambiental, como proteção de nascentes e tratamento de esgotos, ações que resultam na melhoria da qualidade e quantidade disponível de água nas bacias hidrográficas.

“São eventos nas propriedades de agricultores, palestras em escolas para estudantes e professores, onde os extensionistas da Emater apresentam as atividades de saneamento que são realizadas no campo”, explica.

Katz ressalta que a Emater-RS/Ascar também realiza mutirões com agricultores para recolher lixo nas margens de rios, diminuindo a incidência e proliferação de doenças e insetos indesejáveis, como o borrachudo, preservando assim as matas ciliares das nascentes e cursos d’água e melhorando a qualidade de vida das famílias no meio rural.

De acordo com a ONU, milhões de pessoas ainda vivem sem acesso à água potável, direito humano básico. O tema do Dia Mundial foi escolhido por esse motivo. É uma adaptação da promessa central da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável: “todo mundo deve se beneficiar do progresso do desenvolvimento sustentável, como ter direito à saneamento básico e água potável”.

Serviço

Exposição água
Exposição no 18º andar da sede da Corsan na capital vai até quinta-feira (28) - Foto: Divulgação / Ana Cruzat

O quê: exposição “Água: essência da vida – o olhar sobre a água em seus diversos usos

Quando: até quinta-feira (28)

Onde: sede da Corsan, rua Caldas Junior, nº 120, saguão do 18° andar – Centro Histórico, em Porto Alegre.

Texto: Adriane Bertoglio Rodrigues / Ascom Emater-RS/Ascar
Edição: Marcelo Flach/Secom

Conteúdos relacionados

Portal do Estado do Rio Grande do Sul