Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Dia Mundial da Água nesta sexta-feira alerta para a importância da preservação

Publicação:

Barra Quaraí Brasil Uruguai
Mais do que festejar, data serve para alertar a população sobre a importância da preservação do recurso natural - Foto: Palácio Piratini / Arquivo

A água é um recurso natural necessário para a sobrevivência de todos os ecossistemas. Indispensável para os seres vivos, sinônimo de vida, enfim, existem várias formas de se definir a importância deste líquido, até pouco tempo visto como abundante. Essa ideia já está mudando. Mudando porque, infelizmente, desperdiçamos e poluímos a água. Já pensou como seria se não tivéssemos água para beber, cozinhar ou tomar banho?

É em homenagem a este bem de toda a humanidade que em 22 de março é celebrado o Dia Mundial da Água. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) há pouco tempo, apenas em 1993. Mais do que festejar, a finalidade é alertar sobre a importância da preservação desse recurso natural.

As escolas estaduais aproveitam muito bem toda a semana, não apenas o dia, lembrado na sexta-feira (22), para fazer com que as crianças já saibam tratar a água com respeito. Saneamento básico, recursos hídricos disponíveis, ciclos da água entre outros assuntos foram abordados nas instituições da rede pública.

Na Escola Estadual de Ensino Fundamental Bahia, em Porto Alegre, os professores realizaram diversas atividades com estudantes entre 9 e 10 anos. Lucas Oliveira, da turma 51, aprendeu direitinho sobre como economizar água. “Enquanto escovamos os dentes devemos deixar a torneira fechada e no banho não podemos demorar”, disse o aluno de 10 anos.

A colega de escola, Stefani Gallo, também participou das atividades e falou sobre a importância da água para as plantas, animais e seres humanos. “Não podemos poluir os rios, jogar lixo nas ruas, porque tudo isso prejudica a nossa água.”

Segundo o diretor do Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura, Paulo Renato Paim, o Rio Grande do Sul é rico em recursos naturais. Dados da secretaria mostram que temos 25 bacias hidrográficas, divididas em três regiões hidrográficas: Uruguai, Litoral e Guaíba.

Água no mundo
Reprodução

O Sistema de Outorga de Água do Rio Grande do Sul (Siout-RS) é um grande aliado na preservação deste recurso tão importante. A finalidade é aperfeiçoar o gerenciamento das concessões e a administração de atos inerentes às outorgas de uso de água, por meio de ferramentas que explorem as informações relativas aos recursos hídricos de forma eletrônica, informou o diretor.

O Dia Mundial da Água é lembrado apenas em um dia, mas devemos sempre refletir sobre como a utilizamos e de que forma podemos ajudar na sua preservação. Gestos simples como o do Lucas e da Stefani fazem toda a diferença. Respeite, cuide e não desperdice este recurso que é de todos.

Usar, mas sem desperdiçar

– Torneira aberta enquanto se escovam os dentes manda para o ralo até 25 litros de água

– Uma torneira pingando 24 horas representa 46 litros de água tratada colocada fora

– Lavar a louça sem fechar a torneira provoca a perda de 100 litros

– Banho demorado provoca um gasto de 95 a 180 litros

– Lavar o carro com mangueira durante 30 minutos, o gasto soma 560 litros

00:00:00/00:00:00

Dia Mundial da Água alerta para a importância da preservação

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU para alertar a população sobre a importância da sua preservação para a sobrevivência de todos os ecossistemas. Crédito: Governo do Rio Grande do Sul

Texto: Thaísa Borges
Edição: Marcelo Flach/Secom

Conteúdos relacionados

Portal do Estado do Rio Grande do Sul