Yeda instala comissão estadual do Censo Demográfico de 2010 do IBGE
Publicação:

Em reunião de trabalho no Palácio Piratini, a governadora Yeda Crusius instalou, nesta quarta-feira (10), junto ao presidente em exercício do IBGE, Sérgio da Costa Côrtes, a Comissão Censitária Estadual do Rio Grande do Sul. O grupo atuará como parceiro na elaboração do 12º Censo Demográfico de 2010, uma megaoperação de R$ 1,4 bilhão em investimentos, na qual deixarão de ser usados 48 milhões de questionários, número correspondente ao de domicílios a serem visitados nos 5.565 municípios do país.
Pela primeira vez, o papel será dispensado. Os recenseadores utilizarão 80 mil laptops comprados pelo IBGE na contagem de 2007 e mais 150 mil notebooks que estão sendo adquiridos agora. Depois de encerrado o Censo, parte será doada às escolas estaduais e municipais. No RS, serão repassados de 8 mil 10 mil computadores.
Yeda destacou a importância da relação de confiabilidade da população no agente público, no caso o recenseado. Quando não existe o agente público, a ação censitária pode levar a distorções, disse, ao citar o livro 1984, do escritor George Orwell - em que o agente público era substituído por uma câmera (o grande irmão) em todo o lugar dentro de cada casa.
Através do censo, temos oportunidade de contrapor o conhecimento de nós mesmos por um conhecimento transparente, visível e público. Tudo começa com uma amostra do IBGE, acrescentou Yeda, lembrando seu perfil de planejadora e sua experiência como ministra do Planejamento. Ao apresentar o presidente eleito da Famurs, Marcus Vinícius Vieira de Almeida, prefeito de Sentinela do Sul, ao presidente em exercício do IBGE, a governadora disse que a colaboração dos municípios é fundamental ao censo.
Um vídeo detalhou o planejamento da mobilização, que envolve contratações, comunicação, transporte, tecnologia, apoio das comunidades, empresas e sociedade. O IBGE contratará, temporariamente, mais de 240 mil pessoas, das quais 15 mil no RS. No municio de Guaporé, ocorrerá o primeiro teste do 12º Censo Demográfico no Estado, no próximo dia 1º de agosto.
Além da governadora Yeda Crusius, integram a Comissão Censitária Estadual os titulares dos poderes Legislativo e Judiciário, secretários de Planejamento e Gestão, Educação, Segurança Pública e Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio, e o presidente da Fundação de Economia e Estatística (FEE). O grupo também é formado por representantes de instituições públicas federais com unidades regionais, de entidades de classe e instituições privadas, da Famurs, Emater/RS-Ascar e sociedade civil.