Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governo mantém diálogo com prefeitura de Canoas para viabilizar financiamento de sistemas contra as cheias

Objetivo do encontro foi acelerar a liberação de recursos para as obras

Publicação:

Reunião do governo com a prefeitura de Canoas sobre sistema de cheias
A agenda foi coordenada pela secretária-adjunta, Angela de Oliveira - Foto: Lucas Barroso/Ascom Serg

Representantes do governo do Estado e da prefeitura de Canoas realizaram nova reunião nesta sexta-feira (16/5). O objetivo do encontro foi acompanhar os trabalhos do município e acelerar o processo de financiamento do Executivo Estadual para as obras já existentes dos sistemas de proteção contra as cheias na cidade. O tema é acompanhado pela Secretaria da Reconstrução Gaúcha (Serg).

“Sabemos que a manutenção de diques, casas de bombas e comportas compete aos municípios. Entretanto, temos a missão de colaborar com as prefeituras para a realização dessas obras tão esperadas pela população”, afirmou a secretária-adjunta, Angela de Oliveira.

O Estado, via programa Fundo a Fundo Reconstrução, está apoiando os projetos que necessitam de ajuda financeira para conclusão, como é o caso de Canoas. A iniciativa faz parte do Plano Rio Grande, que é um programa de Estado liderado pelo governador Eduardo Leite, para reconstruir o Rio Grande do Sul e torná-lo ainda mais forte e resiliente, preparado para o futuro.

O governo mantém diálogo com Canoas desde fevereiro deste ano. No momento, as obras e projetos estão em fase de apresentação e adequação de documentação por parte do município, que está no estágio de entrega de documentos para a qualificação técnica das propostas. Após todas as etapas previstas, tendo avaliação positiva, deverá ocorrer a celebração do instrumento de repasse dos recursos.

Projetos da cidade

Os equipamentos municipais de proteção contra as cheias são diques, casas de bombas e estruturas auxiliares de proteção. As etapas que a prefeitura tem que superar para receber o recurso do governo são:

  • Qualificação técnica das propostas;
  • Consulta das propostas técnicas ao Comitê Científico de Adaptação e Resiliência Climática;
  • Envio de documentação formalizando a solicitação de acesso aos recursos do Fundo a Fundo;
  • Aprovação pelo Comitê Gestor do Funrigs.

Texto: Lucas Barroso/Ascom Serg
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul