Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Yeda e Serra fecham parceria para facilitar o acesso a empregos no RS

Publicação:

Governadora Yeda Crusius acompanhada do secretário da Justiça e Desenvolvimento Social, Fernando Schuler, durante assinatura de convênios com o governador de São Paulo, José Serra.
Yeda Crusius durante assinatura de convênios com o governador de São Paulo - Foto: Jefferson Bernardes / Palácio Piratini

Para facilitar a vida do trabalhador desempregado e diminuir os custos para as empresas que oferecem vagas, o governo do Estado está produzindo o Portal Emprega RS, que vai intermediar as ofertas de empregos e o acesso a elas por parte dos interessados, via mensagens pela internet ou telefonia móvel. O Portal Emprega RS está sendo viabilizado a partir de termo de cooperação entre os governos do Rio Grande do Sul e de São Paulo, assinado nesta quarta-feira (26) pela governadora Yeda Crusius e o governador José Serra, no Palácio dos Bandeirantes. Participou também o secretário da Justiça e do Desenvolvimento Social, Fernando Schüler.

A parceria possibilita o uso compartilhado de um software específico já utilizado no estado de São Paulo, onde o serviço recebe o nome de Emprega SP. Estamos dando continuidade ao compartilhamento dos avanços que cada governo tem. O software é inovador e simplifica o contato entre as empresas com vagas a oferecer e os trabalhadores que procuram emprego, afirmou Yeda Crusius, destacando ainda que o Rio Grande do Sul é o segundo estado do país a ter o serviço. 

Por meio do novo sistema, que será sediado na Procergs, o trabalhador gaúcho encaminhará o currículo pela internet, e os dados serão cruzados com as ofertas de empregos disponíveis, que vão ser informadas aos interessados via correio eletrônico ou SMS (torpedo) no celular. Cada torpedo vai custar R$ 0,09 para o Sistema Nacional de Empregos (Sine) - valor menor que o gasto com o sistema presencial. O Emprega RS vai selecionar trabalhadores cadastrados nas agências do Sine, conforme as necessidades de profissionais solicitados por empregadores.

O serviço será gratuito e vai oferecer uma tecnologia inovadora, que reduz tempo e custos tanto para o trabalhador em busca de uma vaga quanto para o empregador que procura pessoal qualificado para o quadro da empresa. O tempo médio para preenchimento do cadastro será de 12 minutos, e os empresários receberão três currículos por vez. As vagas serão disponibilizadas no site apenas após verificação da central de atendimento junto à empresa.

Em São Paulo, o projeto é um sucesso enorme. Colocamos à disposição um volume de recursos considerável para fazer frente ao funcionamento do sistema, que, além de ser um serviço de cunho social, permite eficiência e redução de custos, ressaltou a governadora, enfatizando que, graças ao ajuste das contas públicas e à disponibilidade de recursos do Estado, está sendo possível avançar em programas como este.

Segundo José Serra, a estimativa é de que o serviço já tenha beneficiado cerca de 160 mil trabalhadores em São Paulo. Economiza tempo e torna o mercado de trabalho mais transparente e eficaz para efeito de contratação de pessoas, disse o governador.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul