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Quem é quem

Secretário

Foto Leonardo Busatto
Leonardo Busatto, secretário extraordinário de Parcerias - Foto: Divulgação

Leonardo Maranhão Busatto

Graduado em Ciências Econômicas desde Dezembro de 2005 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Formado com Láurea Acadêmica outorgada pela Faculdade de Ciências Econômicas e com menção honrosa concedida pelo Conselho Regional de Economia para o melhor aluno.

Pós graduado com o título de Especialista em Administração Pública Eficaz pela UFRGS e pela George Washington University, Theory and Operation of a Modern Economy.

Ingressou no serviço púbico estadual no cargo de Analista de Planejamento, Orçamento e Gestão, da Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão do Rio Grande do Sul, onde permaneceu de setembro de 2006 a maio de 2007.

Em maio de 2007 ingressou na Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul (SEFAZ) no cargo de Auditor Fiscal da Receita Estadual.

Na SEFAZ atuou na Divisão de Programação Orçamentária do Tesouro do Estado, auxiliando na elaboração da programação orçamentária de todos os órgãos estaduais e realizando estudos e análises sobre as finanças públicas estaduais. Foi chefe da Seção de Qualidade do Gasto do Tesouro do Estado, onde coordenou uma equipe de oito pessoas, desenvolvendo projetos e ações para melhorar a eficiência e eficácia da despesa pública. Também foi chefe da Divisão de Programação Orçamentária do Tesouro do Estado, liderando uma equipe de quinze pessoas, gerenciando a programação orçamentária de todos os órgãos estaduais.

Ainda foi Subsecretário do Tesouro do Estado, liderando uma equipe de mais de duzentas pessoas e conduzindo toda a gestão das finanças do Estado do Rio Grande do Sul.

Atua até o presente hoje na assessoria ao Secretário da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul.

Foi Secretário Municipal da Fazenda de Porto Alegre, capital do Estado do Rio Grande do Sul, 12ª capital mais populosa e 6ª capital de maior PIB do país.

Atuou como membro do Conselho de Administração da Banrisul Corretora e como Diretor Técnico da Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (ABRASF). É até o presente momento Presidente do Conselho Fiscal da Companhia Carris Portoalegrense e membro do Conselho Fiscal da Empresa Pública de Transporte e Circulação S.A. (EPTC).

Diretor do Departamento de Concessões e Parcerias Público-Privadas (DCPPP)

Rafael da Cunha Ramos

Graduado em Administração de Empresas. Especialista em Auditoria Fiscal e Gestão Pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. MBA em Concessões e PPPs da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo em parceria com a London School of Economics.

Analista de Planejamento, Orçamento e Gestão, atuou junto ao Departamento de Captação de Recursos com projetos de infraestrutura nos financiamentos do Banco Mundial e BNDES. Coordenou a Divisão de estudos de viabilidade econômica de projetos na SEPLAG.
Diretor da Unidade Executiva de Concessões e PPPs desde janeiro de 2017.
No setor Privado trabalhou na GKN Albarus, Siemens e foi Sócio Diretor da empresa BRtectel atuando no mercado de telefonia móvel.

Diretor-adjunto do DCPPP

Luis Napoleão Zettermann

Graduado em Direito. Especialista em Direito Administrativo e Direito Tributário. MBA em Concessões e PPPs da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo em parceria com a London School of Economics.

Analista de Planejamento, Orçamento e Gestão, atuou no Departamento de Captação de Recursos da SEPLAG e como presidente da Comissão Especial de Licitações para aquisição de serviços, bens e obras com recursos do Banco Mundial.

Agente setorial da Procuradoria Geral do Estado

César Kasper de Marsillac

Graduado em Ciencias Juridicas e Sociais pela PUC/RS, pós -graduação lato senso senso na Escola Superior da Magistratura AJURIS/RS, Mestrando em Direito da Concorrência e da Regulação junto à Universidade de Lisboa. Procurador do Estado do Rio Grande do Sul desde janeiro de 1997, tendo exercido os cargos de Subchefe Jurídico e Legislativo da Casa Civil nos anos de 2007 à 2010 e Subchefe Legislativo de 2015 à 2017. Designado para atuar como Agente Setorial da PGE junto à Secretaria de Parcerias em fevereiro de 2020.

Assessora Técnica

Leila Kátia de Carvalho Moreira

Formada em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Humanas e Jurídicas de Teresina. Atuou na Secretária de Modernização Administrativa e Recursos Humanos do Estado do Rio Grande do Sul, na Subsecretaria Central de Licitações do Estado do Rio Grande do Sul, na Secretaria de Planejamento e  Desenvolvimento Regional.
Atualmente desenvolve suas atividades na Secretaria de Governança de Gestão Estratégica do Estado, no Departamento de Concessões e PPP´s.

Assessora Técnica

Ana Paula Restelli

Graduada em Direito pela Universidade Univates no Vale do Taquari; Nomeada Escrivã ad hoc na Delegacia de Polícia Civil de Encantado; Assessora Jurídica de Gabinete na Superintendência IBAMA. Atualmente Servidora Pública Estadual.

Analista de Planejamento

André Carlos Denardin

Graduado em Administração Habilitação em Comércio Exterior. Faculdade Metodista de Santa Maria - FAMES, conclusão em 2002. MBA em Gestão Empresarial. Fundação Getúlio Vargas - FGV, conclusão em 2006 e Pós Graduação em Gestão Pública.
Concursado no cargo de Analista de Planejamento Orçamento e Gestão. Atuou de 2009 - 2010 no Departamento de Modernização e Gestão, de 2011 - 2015 no Departamento de Orçamento e Finanças, de 2015 - 2019 Comissão Especial de Licitações para aquisição de serviços, bens e obras com recursos do Banco Mundial. A partir de 2019 começou a atuar na SECRETARIA EXTRAORDINÁRIA DE PARCERIAS, no Departamento de Concessões e Parcerias Público-Privadas.

Analista de Planejamento

Claumer Eron Hunemeier

Formado em Direito pela Universidade do Vale do Sinos, com especializações em Direito Administrativo e Direito do Estado. Entrou para o funcionalismo Estadual em 2010. Trabalhou no Departamento de Captação de Recursos da Secretaria Estadual de Planejamento, Governança e Gestão nos projetos de Parcerias Público-Privadas e de financiamentos junto ao BNDES e BIRD.

Atuou por 4 anos como membro da Comissão Especial de Licitações do Banco Mundial quando do financiamento do Estado do RS com aquela instituição.

Analista Jurídico

Gabriel Sperotto Anawate

Analista Jurídico do Estado do Rio Grande do Sul desde 2009,atualmente exerce suas funções no Departamento de Concessões e PPPs do Estado.

É Especialista em Direito do Estado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012) e Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2009). Possui certificação CP3P-F.

Na carreira jurídica pública, exerceu funções nos seguintes locais:

- Secretaria Municipal de Parcerias Estratégicas de Porto Alegre – Diretor-Geral Jurídico – 2017 a 2020;

- Casa Civil do Estado do Rio Grande do Sul – Analista Jurídico – 2013 a 2017;

- Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul – Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos – Assessor Jurídico – 2011 a 2013; e

- Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística do Rio Grande do Sul – Assessor Jurídico – 2010 a 2011.

Engenheiro de Produção

José Rafael Andrade Prestes

 Atua no Governo do RS desde 1996 na área de Planejamento e acompanhamento de projetos

- Participação como representante institucional  do RS nos estudos do METRO-POA- Metrô de Porto Alegre.

- Coordenador da Carta Consulta dos  municípios (10)  da RMPA no PAC- Mobilidade Grandes Cidades.

- Na área de PPPs participou dos projetos da ERS-010, Presidios, e CAFF-Centro Adm F.Ferrari.

- Designado pela Secretaria  de Planejamento para auxiliar institucionalmente :

a)Secretaria de obras, junto ao Ministério da Integração, para obtenção de recursos pelo Orçamento da União (OGU) para as barragens Jaguarí, Taquerembó e São Sepé ;

b)Secretaria de Obras/METROPLAN, junto ao Ministério do Planejamento para obtenção de recursos, pelo OGU,  para O Plano Nacional de Gestão de Riscos e Respostas a Desastres Naturais.

-Participação de projetos para captação de recursos junto ao Banco Mundial e  BID tais como: i)Prodetur-Sul, ii)RS-Desigualdades, iii) Projeto de Conservação da Biodiversidade do RS e  iv)Acessos Municipais.

- Coordenação e preparação de Carta Consulta (29) do Programa Pró-Municípios da Caixa-RS, para encaminhamento a SEAIN- Secretaria de Assuntos Internacionais do Ministério do Planejamento com vista a obtenção de crédito junto ao BIRD/BID.

Neste período participou dos Conselhos: i)Cia. Riograndense de Participações-CRP (Conselho de Administração), ii)CORSAN (Conselho Fiscal), iii)METROPLAN (Conselho Curador); iv)METROPLAN-CETM- Conselho Estadual de Transporte Metropolitano Coletivo de Passageiros entre outros.

Engenheira Civil

Maria Cristina Ferreira Passos

Engenheira civil e MSc. em Engenharia, área de Mecânica dos Solos com ênfase em pavimentação pela UFRGS (1987 e 2000). Tem certificação internacional nos níveis básico e avançado do HDM – 4 (Highway Development and Management) pelo HDM Global (ICH).
Trabalhou por 25 anos no Laboratório Central, atual Centro de Pesquisas Rodoviárias do DAER. Entre 1990 e 1993 foi engenheira pesquisadora contratada, tendo ingressado no serviço público estadual em 1993 no cargo de engenheira. Neste período atuou nas áreas de ensaios de materiais para pavimentação, geotecnia, projetos de pavimentação e restauração, estudos de tráfego, elaboração de normas técnicas, treinamento, assistência técnica e controle tecnológico de obras, gerência de pavimentos e pesquisa aplicada. Neste período exerceu diversas funções, coordenou pesquisas e programas estratégicos na área rodoviária do Estado, tendo sido Superintendente do Centro de Pesquisas Rodoviárias no período de 2009 a 2015.
Posteriormente atuou no Planejamento Estadual de Transportes.
Desde 2018 exerce suas atividades na Unidade de Concessões e PPPS, no apoio técnico aos estudos de engenharia dos projetos.

Assistente

Tatiana Beatris Parizotto

Bacharel em Matemática Aplicada à Informática pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA, Pós-Graduação em Gestão de Banco de Dados pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA. Atualmente cursa Engenharia Cartográfica na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.

Concursada desde 2012 coordenou, junto a Secretaria de Logística e Transportes do RS, a Divisão de Tecnologia da Informação e Comunicação. Atuo como Presidente da Junta Administrativa de Recursos de Infração – JARI conveniado a Agencia Nacional de Transportes Terrestres – ANTT. Atuou como Membro da rede de Gestores de Tecnologia da Informação e Comunicação do RS e integrante do GU PROCERGS, atuou como Membro da equipe técnica do PELT-RS – Plano Estadual de Logística de Transporte.

Atualmente atua como Membro titular, pela SGGE, do GGTIC – Grupo Gestor de Tecnologia da Informação e Comunicação e presta assistência à área de Engenharia no DCPPP – SGGE.

Engenheiro Civil

Vilson Citadin Júnior

Engenheiro Civil, com especialização em Economia e Políticas de Desenvolvimento, e mestre em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental, pela UFRGS. No setor público, possui experiência na área de de infraestrutura, atuando na análise de projetos.

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