Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Seminário aborda vigilância doméstica e sexual no Estado

Publicação:

Sandra Fagundes explicou que o trabalho de notificação de casos de violência feito no Estado deve ser ampliado
Sandra Fagundes explicou que o trabalho de notificação de casos de violência feito no Estado deve ser ampliado - Foto: Neusa Jerusalém

O Seminário de Vigilância da Violência Doméstica e Sexual no Rio Grande do Sul começou nesta terça-feira (27), no Hotel Ritter, em Porto Alegre. O evento, promovido pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), se encerra nesta quarta-feira (28). O encontro tem como público-alvo, profissionais da saúde de municípios e técnicos das Coordenadorias Regionais de Saúde.

A secretária Estadual da Saúde, Sandra Fagundes, explicou que o trabalho de notificação de casos de violência feito no Estado deve ser ampliado a partir da capacidade de observação das equipes. "É preciso identificar, de forma coletiva, sinais que apontam para traços de violência". O Rio Grande do Sul é o terceiro Estado da federação em números de notificações, apresentando uma incidência de 105 casos para cada 100 mil pessoas. Em primeiro lugar, está Mato Grosso do Sul e, em segundo, Rondônia.

Público
O Núcleo de Vigilância de Doenças e Agravos não Transmissíveis do CEVS, que envolve o Programa Estadual de Vigilância à Violência, estima que o seminário vai reunir cerca de 500 participantes nos dois dias. A programação prevê a discussão de temas como as redes para atendimento à mulher, experiências de atendimento a crianças e adolescentes, política estadual de saúde da mulher, trabalho das perícias médicas, aspectos jurídicos e profilaxias das DST/Aids e das hepatites.

Texto: Assessoria SES
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul