Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Ganha-Ganha Farroupilha leva cavalo, chama crioula e música gaúcha para shopping de Porto Alegre

Demonstração de doma racional e apresentação musical aconteceu no Shopping Total, no Bairro Floresta

Publicação:

A imagem mostra um grupo de pessoas reunidas em um shopping center, vestidas com trajes típicos da cultura gaúcha, tradicional do sul do Brasil. No canto esquerdo, há um homem montado a cavalo com um cachorro preto e branco sentado na parte traseira da sela. O cavalo está parado sobre um tapete feito de couro bovino. Ao redor, estão homens e mulheres com bombachas, lenços, vestidos longos e chapéus, formando uma fila para a foto.

Entre o grupo, há três músicos segurando instrumentos tradicionais da música gaúcha: dois acordeons e um violão. Duas mulheres usam faixas, indicando que são representantes de algum tipo de concurso cultural ou tradição (como prendas ou embaixatrizes). Ao fundo, vemos vitrines de lojas e algumas placas indicativas do shopping, como “De Repente Linda Boutique” e “Ótica São José”.

O ambiente é festivo, e o grupo parece estar participando de uma celebração cultural ou evento tradicionalista dentro do shopping.
A presença do cavalo fez parte de mais uma ação do Estado para a divulgação da campanha Ganha-Ganha Farroupilha - Foto: Luís André
Nos dias de hoje, é comum vermos as pessoas andando com seus cachorros pelo shopping, mas nesta quarta-feira (10/9), outro animal fez uma visita a um centro de compras: um cavalo. A presença do animal, símbolo dos gaúchos, fez parte de mais uma ação do governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), para a divulgação da campanha Ganha-Ganha Farroupilha, iniciativa lançada para impulsionar o varejo gaúcho por meio de sorteios, descontos especiais e promoções, ao mesmo tempo em que divulga a tradição gaúcha. 
  
A imagem mostra um homem vestido com trajes típicos da cultura gaúcha, segurando as rédeas de um cavalo marrom-escuro com partes brancas nas pernas. O homem usa uma bombacha cinza, botas marrons, uma camisa marrom, lenço vermelho e azul no pescoço e um chapéu de aba larga. Sobre o cavalo está sentado um cachorro preto e branco, possivelmente da raça Border Collie, com a língua de fora, parecendo contente. Ao fundo, há um painel com a imagem de uma cidade e o texto parcialmente visível “TOTAL” e “SOMOS”. A cena ocorre ao ar livre, em um calçadão de pedras e concreto.
Valdeci de Figueiredo Nascimento é conhecido como “encantador de cavalos” - Foto: Luís André
Conhecido como “encantador de cavalos”, Valdeci de Figueiredo Nascimento fez uma demonstração de doma racional no Shopping Total com a égua Estrela. Este é um método de adestramento de equinos que se baseia no conhecimento do comportamento animal e na criação de uma relação de confiança entre cavalo e adestrador, sem o uso de violência. Nascimento também levou sua cadela, Lua, para participar. “O cachorro é o companheiro do homem gaúcho da lida”, explicou. A apresentação foi seguida de um pocket-show do grupo nativista Os Serranos. 
 
A imagem mostra um grupo de seis homens posando juntos em um ambiente interno movimentado, possivelmente em um shopping center. Cinco dos homens estão vestidos com trajes típicos da cultura gaúcha do sul do Brasil, incluindo bombachas (calças largas), botas, lenços no pescoço e chapéus tradicionais. Um dos homens segura uma cuia de chimarrão e um microfone, enquanto outros tocam instrumentos musicais como sanfona (acordeão) e violão. Um homem no centro do grupo está vestido com um terno azul, também usando um lenço típico, e sorri para a câmera. Ao fundo, há lojas, pessoas circulando e uma placa com o nome “ÓTICAS CAROL”. O ambiente é claro e moderno, com iluminação de teto. A atmosfera é alegre e cultural.
Evento teve apresentação do grupo Os Serranos - Foto: Luís André
Ernani Polo destacou que o gesto aproximação a tradição do cotidiano urbano

O titular da Sedec, Ernani Polo, acompanhou a demonstração e disse que a ação promovida é um momento simbólico. “Ver um cavalo, um ícone da cultura gaúcha, em um shopping é mais do que uma cena curiosa: é um gesto que aproxima a nossa tradição do cotidiano urbano. A demonstração de doma racional é um exemplo de respeito e conexão com os animais, valores que também fazem parte da essência do gaúcho. A campanha Ganha-Ganha Farroupilha está promovendo ações que unem fortalecimento da
 economia e valorização cultural.  E quando tradição e inovação caminham juntas, quem ganha é o Rio Grande do Sul", explicou. 
 
Também fez parte da ação a passagem da Chama Crioula pelos corredores do Shopping Total. O fogo, que simboliza a força da cultura gaúcha, está percorrendo diversas cidades do Estado para marcar a temporada farroupilha. No local, o público interagiu com a ação e registrou o momento com fotos e vídeos. 
 
Mais uma ação de divulgação da iniciativa ocorrerá em Porto Alegre, nesta quinta-feira (11/9), quando o Mercado Público será palco de uma série de shows musicais e apresentações de dança tradicionalista, finalizando com a presença do jornalista e locutor Pedro Ernesto Dernardin.  
  
Sobre a Campanha Ganha-Ganha Farroupilha 

A Ganha-Ganha Farroupilha é coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), em parceria com as secretarias da Cultura,
 Turismo e Comunicação. A proposta é impulsionar o comércio local durante o mês de setembro, que tradicionalmente tem baixo índice de vendas, aproveitando o engajamento popular com os Festejos Farroupilhas para fortalecer a economia e promover os valores da cultura tradicionalista. A iniciativa oferece R$ 450 mil em prêmios via sorteios e prêmios realizados pelo Nota Fiscal Gaúcha. Além disso, há muitos descontos para os consumidores. A Ganha-Ganha Farroupilha começou em 6 de setembro e vai até o dia 21 de setembro. 

Texto: Ascom Sedec
Edição: Secom

 

 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul