Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Fundação Ospa abre inscrições gratuitas para os Concertos Didáticos 2025

Atividade cultural é destinada, exclusivamente, a escolas de ensinos fundamental e médio

Publicação:

Esta é uma imagem de uma orquestra em uma apresentação, provavelmente em uma sala de concertos. A orquestra está composta principalmente por músicos tocando violinos e outros instrumentos, como harpa e trompa. O maestro está de costas para a câmera, conduzindo a orquestra.

No fundo, à esquerda, há uma tela com uma imagem animada de um personagem que parece ser o Pato Donald, vestido com chapéu e casaco, tocando um instrumento de sopro. A plateia está sentada em frente ao palco, assistindo ao concerto.

A sala tem painéis acústicos retangulares de madeira nas paredes, provavelmente para melhorar a qualidade sonora da apresentação. Os músicos estão vestidos com roupas pretas, algumas com detalhes em vermelho ou amarelo, sugerindo um código de vestimenta formal ou uniforme para o evento.
Alunos participantes têm a oportunidade de conhecer o papel do maestro - Foto: Danielle Bayer

Estão abertas, a partir desta quarta-feira (10/9) até o dia 23 de setembro, as inscrições gratuitas para os Concertos Didáticos 2025, realizados pela Ospa Jovem, orquestra mais avançada que integra o núcleo educativo da Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), vinculada à Secretaria da Cultura do Rio Grande do Sul (Sedac). 

As apresentações são direcionadas às instituições de ensino regular e acontecem nos dias 7 e 9 de outubro, em quatro sessões gratuitas (às 14h e 15h30 de cada dia), na Sala Sinfônica do Complexo Cultural Casa da Ospa.

Aproximação com o universo da música orquestral

Mais do que assistir a um concerto, os estudantes do Ensino Fundamental e Médio terão a oportunidade de mergulhar no universo da música orquestral. Passando por obras consagradas de Beethoven, Tchaikovsky, Bizet e Strauss com regência de Arthur Barbosa, a Ospa Jovem apresenta de forma lúdica e interativa o papel do maestro, a organização dos naipes e a função de cada instrumento, possibilitando uma verdadeira aula.

Diálogos com a cultura popular, como a Marcha Imperial, do filme Star Wars; o contagiante Can-Can, de Offenbach, e com a música brasileira, por meio da Aquarela do Brasil, de Ary Barroso, buscam aproximar crianças e jovens da orquestra de forma acessível.

Programa

  • Ludwig van Beethoven - As Ruínas de Atenas
  • Piotr Ilitch Tchaikovsky - Cena - O Lago dos Cisnes
  • John Williams - Marcha Imperial- Star Wars
  • Johann Strauss II - Trisch-Trasch Polka
  • Georges Bizet - Toreadores -Carmen
  • Ary Barroso - Aquarela do Brasil
  • Jacques Offenbach - Can-Can-Orfeu


Texto: Ascom Ospa

Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul