Seminário aborda integração fronteiriça entre Brasil e Uruguai
Publicação:

A integração fronteiriça é um instrumento fundamental para fortalecer o desenvolvimento regional conjunto. Este foi o foco do debate durante a abertura do II Seminário Maioridade do Mercosul: Discutindo Fronteiras, realizada na noite desta quarta-feira (12), no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da PUCRS.
A segunda edição do evento, que tem apoio do Governo do Estado por meio da Assessoria de Cooperação e Relações Internacionais (Acri), promove até sexta-feira (14) uma série de debates sobre os diversos aspectos que envolvem as relações na faixa de fronteira entre Brasil e Uruguai.
O coordenador da Acri, Tarson Nuñez, apontou o importante papel das universidades na construção da política externa do Rio Grande do Sul. Em nome do governador Tarso Genro, queremos saudar essa iniciativa de propor uma reflexão mais aprofundada sobre integração, pensando temas e qualificando as políticas públicas disse, afirmando que a fronteira com países vizinhos é uma das prioridades nas relações internacionais do Estado.
A cônsul-geral do Uruguai em Porto Alegre, Karla Beszkidnyak, destacou a identidade semelhante e o forte vínculo existente entre seu país e o Rio Grande do Sul. O compromisso com a integração é uma convicção para o Uruguai. Temos muito a avançar, e esperamos que este seminário apresente boas ideias para que possamos desenhar o melhor caminho.
É muito importante a formação de profissionais que possam dialogar entre si com uma percepção de mundo comum. Isso se dá com atividades como essa, qualificando agentes para gerir crises de forma pacífica, reforçou a professora da PUCRS e organizadora do seminário, Maria Izabel Mallmann.
Um dos destaques da programação será a apresentação dos resultados parciais do projeto de pesquisa desenvolvido desde 2011 pela cooperação acadêmica entre Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da PUCRS (PPGCS), junto à Faculdad de Ciências Sociales da Universidad de La República (Udelar), do Uruguai, realizadores do evento.
Confira a programação completa aqui.
II Seminário Maioridade do Mercosul: Discutindo Fronteiras
Quando: 12 a 14 de março
Onde: Auditório térreo do prédio 5 da PUCRS (Av. Ipiranga 6681)
Inscrições: de R$5 a R$10
Informações: (51) 3320-3727 ou educação.continuada.eventos@pucrs.br
www.pucrs.br/adm/proex/cursoseeventos
Texto: Letícia Kiraly
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305