Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Semana marca inaugurações e início de obras no sistema prisional

Publicação:

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 28.9.2021. NUGESP Fotos: Itamar Aguiar/ Palácio Piratini
Centro de triagem de pessoas presas, Nugesp será aberto na segunda (27/6), às 11h - Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini / Arquivo

Atualizado às 17h30 de 27/6

Por meio da Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo (SJSPS) e da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), o governo do Estado realiza a semana do sistema prisional, com inaugurações e início de obras.

Na segunda-feira (27/6), às 11h, ocorre a inauguração do Núcleo de Gestão Estratégica do Sistema Prisional (Nugesp), um centro de triagem de pessoas presas na Região Metropolitana para que sejam realizadas audiências de custódia e outros atos processuais, solucionando o problema de presos em viaturas. Com espaço para 708 pessoas detidas e funcionamento 24 horas por dia, o Nugesp vai contemplar todos os procedimentos básicos, como identificação, documentação, registro policial, classificação, triagem e audiência de custódia, até o encaminhamento final compatível ao perfil do preso.

A terça-feira (28/6), às 11h, marca o começo da construção da nova Cadeia Pública de Porto Alegre (CPPA), antigo Presídio Central. Com investimento de R$ 116 milhões, a obra possibilitará a readequação dos módulos de vivência e da infraestrutura da unidade prisional, qualificando 1.884 vagas a partir dos pilares de segurança e tratamento penal.

Na sequência, haverá uma coletiva de imprensa para detalhar a operação de movimentação dos apenados da CPPA, realizada para viabilizar o início da obra.

Na quarta-feira (29/6), às 8h30, será o início da obra de construção da Penitenciária Estadual de Charqueadas 2, que possibilitará a abertura de 1.656 vagas. O investimento será de R$ 184 milhões.

Na sexta-feira (1º/7), às 9h, haverá a inauguração da obra de ampliação da Penitenciária Estadual de Canoas 1. A expansão de 2,7 mil m² contou com a construção de três pavilhões de trabalho, sala de ferramentaria, cobertura de acesso, sala de espera de visitas, galeria e a instalação de um aquecedor de água. A ampliação abre 188 vagas na unidade prisional.

Todas as obras contam com recursos do programa Avançar do governo do Estado.

AVISOS DE PAUTA
• Segunda (27/6), 11h: inauguração do Núcleo de Gestão Estratégica do Sistema Prisional (Nugesp)
Rua Salvador França, 296 - bairro Partenon, Porto Alegre
Informações para a imprensa: o estacionamento será no Hospital Psiquiátrico São Pedro (av. Bento Gonçalves, 2.460 - Partenon).

• Terça (28/6), 11h: início de obra de readequação dos módulos de vivência e da infraestrutura da Cadeia Pública de Porto Alegre (CPPA)
Av. Rócio, 1.100 - Vila João Pessoa, Porto Alegre

• Quarta (29/6), 8h30: início de obra de construção da Penitenciária Estadual de Charqueadas 2
Local: sede da 9ª Delegacia Penitenciária Regional, ERS-401, km 16 - Charqueadas

• Sexta (1º/7), 9h: inauguração da obra de ampliação da Penitenciária Estadual de Canoas 1. Estrada do Nazário, 3.505 - Estância Velha

IMPORTANTE: como somente pessoas autorizadas poderão acessar a Cadeia Pública de Porto Alegre, veículos de imprensa interessados em acompanhar a pauta no local precisam informar dados de suas equipes (nome e RG) para o e-mail asscom@sjsps.rs.gov.br

Texto: Ascom SJSPS
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul