Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Empresa de semicondutores Chipus apresenta formalmente em Brasília plano para atuação no Rio Grande do Sul

Empresa abriu instituto de ciência e tecnologia em Porto Alegre a partir do Programa Semicondutores RS do Governo do Estado

Publicação:

A foto mostra quatro pessoas posando para a câmera em um ambiente interno. Da esquerda para a direita, Henrique Miguel, Secretário de Ciência e Tecnologia do MCTI, sorri usando óculos e um terno marrom com gravata vinho. Ao lado dele, Simone Stülp, Secretária, sorri para a câmera vestindo uma camisa azul clara e calça escura. No centro, um homem usa óculos, terno cinza com gravata rosa e um crachá pendurado no pescoço. À direita, Murilo Pessatti, CEO da Chipus, sorri usando um blazer preto sobre uma camisa branca. Ao fundo, uma parede clara com um grande cartaz colorido com a palavra "BRASIL" escrita em letras grandes e roxas na parte superior.
Secretária Simone Stülp e CEO da Chipus, Murilo Pessatti, foram recebidos pelo secretário do MCTI, Henrique Miguel - Foto: Luciana Salimen/Ascom Sict

A empresa Chipus apresentou formalmente, nesta terça-feira (15/7), no Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o plano de atuação no Rio Grande do Sul, iniciado recentemente com a abertura de um instituto de ciência e tecnologia em Porto Alegre. A operação em solo gaúcho se deu após negociações a partir do Programa Semicondutores RS, desenvolvido pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict).

“Estamos atuando para consolidar o Rio Grande do Sul como referência na área de semicondutores no Brasil. Trabalhamos tanto na atração de empresas quanto na qualificação de profissionais, e a chegada da Chipus representa esse momento tão importante que vivemos”, destaca Simone Stülp, titular da Sict.

Centro de desenvolvimento voltado para chips   

Segundo Murilo Pessatti, CEO da Chipus, o nomeado Instituto Silicium de Pesquisa e Desenvolvimento representa um passo inicial para a implementação de um centro de design de chips. A previsão é de que a Chipus invista cerca de R$ 250 milhões no RS em um prazo de 3 a 5 anos, trazendo em torno de 150 profissionais capacitados ao estado. “Entendo que o Rio Grande do Sul é hoje o Estado que tem as melhores condições de encampar um projeto desse porte pelo trabalho que vem desenvolvendo com o Programa Semicondutores RS”, afirma.    

Em Brasília, Simone Stülp e Murilo Pessatti foram recebidos pelo secretário de Ciência e Tecnologia para Transformação Digital do MCTI, Henrique Miguel.  

Chipus e Tellescom 

No dia 23 de junho, o governador do Estado, Eduardo Leite, assinou um acordo de cooperação com a Chipus para implantação de um centro de pesquisa e desenvolvimento (P&D) em microeletrônica e um protocolo de intenções com a Tellescom para reserva de parte de um terreno em Cachoeirinha, que será utilizado para instalação de unidades de encapsulamento e teste de semicondutores. A cerimônia foi em São Paulo, durante inauguração do escritório da Invest RS na capital paulista.  

Programa Semicondutores RS  

Instituído pelo Decreto nº 57.209, de 21 de setembro de 2023, o programa visa desenvolver a competitividade do setor de semicondutores no Estado a partir de diversas medidas focadas em inovação e tecnologia, incluindo incentivos fiscais e investimentos.

Dois editais já foram lançados – Techfuturo Semicondutores, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs), e Inova Semicondutores, via Sict –, totalizando um investimento de R$ 17 milhões em projetos estratégicos.    

Texto: Luciana Salimen/Ascom Sict
Edição: Anderson Machado/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul