Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Rigotto entrega helicóptero e base aérea em Uruguaiana

Publicação:

O Governador do Estado Germano Rigotto entrega helicóptero para Brigada Militar em Uruguaiana.
Brigada Militar - Foto: Nabor Goulart/ Palácio Piratini

O governador Germano Rigotto entregou, agora pela manhã, em Uruguaiana, um helicóptero Schweizer para operações de segurança que integram o Projeto Fronteiras. Também foi inaugurada uma base para o Grupamento de Polícia Militar Aéreo (GPMA). O espaço, localizado junto ao Aeroporto Internacional Rubem Berta, terá suas atividades operacionais direcionadas para o combate ao abigeato e ao contrabando, além de inibir danos ao meio ambiente, auxiliar em ações preventivas com apoio ao policiamento urbano, e ficar à disposição das polícias rodoviárias estadual e federal. Assumimos o compromisso de dar uma atenção especial para a Fronteira Oeste, e estamos procurando demonstrar isso. Um helicóptero como esse faz com que tenhamos mais rapidez e mais prevenção, disse Rigotto.

Trabalhamos para o combate ao abigeato e, nos próximos dias, uma força-tarefa entrará em operação, envolvendo as secretarias da Saúde, Fazenda, Justiça e Segurança e Agricultura e Abastecimento, disse o governador. O Projeto Fronteiras pretende oferecer integração operacional dos órgãos de segurança estaduais, com as polícias Federal e Rodoviária Federal, para combater a criminalidade nas zonas fronteiriças do Rio Grande do Sul, em especial em Santana do Livramento e Uruguaiana. A base de policia aérea de Uruguaiana é a primeira fora de Porto Alegre.

O secretário da Justiça e Segurança, José Otávio Germano, elogiou a determinação do governador na liberação de investimentos para a região. Uruguaiana contará com um aumento de efetivo de 29 soldados e, em fevereiro, 600 agentes da Polícia Civil serão empossados, sendo que parte será destacada para a Fronteira Oeste. Também estão sendo destinados coletes à prova de balas, pistolas ponto 40 e kits para formação de barreiras policiais.

Para fevereiro, em outra etapa do Projeto Fronteiras, está prevista a entrega de cerca de 70 viaturas. Entre elas, 25 são caminhonetes Mitsubishi, com tração nas quatro rodas, destinadas ao patrulhamento rural, visando, principalmente, o combate ao abigeato. Em março, serão retomados os cursos do Programa de Treinamento em Patrulhamento Rural, destinado a qualificar os integrantes da BM de todo o Estado que atuam em atividades de controle, prevenção e repressão da criminalidade em zonas rurais.

O prefeito em exercício de Uruguaiana, Nivaldo Soares, agradeceu o apoio do governo e destacou a importância da entrega da aeronave. Será fundamental para o combate à criminalidade na região, disse. Também participaram do ato de entrega do helicóptero os secretários de Obras Públicas e Saneamento, Frederico Antunes, de Agricultura e Abastecimento, Odacir Klein, da Habitação e Desenvolvimento Urbano, Alceu Moreira, e o comandante-geral da Brigada Militar, Nelson Pafiadache.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul