Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Projeto do governo que promove a conscientização sobre descarte correto de resíduos tem primeira capacitação de jovens

Atividade da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura ocorreu no Centro da Juventude de Viamão

Publicação:

Em uma sala, há dezenas de alunos sentados de costas olhando para frente. Existem 5 pessoas de pé. Há duas janelas na sala, uma em cada parede lateral. Ao fundo ocorre uma apresentação.
Estudantes estiveram reunidos no auditório do Centro da Juventude de Viamão para acompanhar a primeira atividade - Foto: Igor de Almeida/Ascom Sema

O governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) realizou, nesta quarta-feira (7/5), a primeira atividade presencial do projeto Caminho do Lixo, no Centro da Juventude de Viamão, vinculado à Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos. A iniciativa, conduzida pela equipe de Educação para a Sustentabilidade (Assea), marca o início de uma série de encontros que ocorrerão até outubro.

O projeto integra o programa RS Seguro, no eixo Políticas Sociais Preventivas, e busca utilizar a educação como estratégia para reduzir a evasão escolar e oferecer alternativas, além de oportunidades atrativas, aos jovens de regiões mais vulneráveis.

O Caminho do Lixo busca estimular práticas corretas de coleta seletiva, logística reversa e redução da geração de resíduos. Aborda, também, temas como promover o engajamento comunitário, incentivar a reutilização e reciclagem. A iniciativa reflete a estratégia do governo, sob a gestão do governador Eduardo Leite, em promover soluções sustentáveis e educação ambiental como um caminho para a inclusão social e o fortalecimento da cidadania.

Ao total, serão 13 aulas. A oficina inaugural reuniu 63 estudantes com idades entre 14 e 20 anos, que frequentam o Centro da Juventude de forma espontânea no turno inverso ao escolar. No local, eles participam de capacitações e atuam como multiplicadores da informação.

Mariana Alves de Oliveira, de 18 anos, frequenta o Centro há dez meses e já esteve envolvida em diversas atividades de educação ambiental. Ela comentou a importância da destinação correta do lixo e da reciclagem para a preservação do meio ambiente, ressaltando que, cada vez mais, os impactos do descarte ilegal de resíduos são perceptíveis, especialmente durante os períodos de chuva.

“Projetos como esse permitem a integração comunitária e a promoção da consciência ambiental para os jovens. Também contribuem na construção de saberes e despertam o interesse na participação ativa, tanto individual quanto coletiva, para a proteção e preservação do meio ambiente”, destacou a analista ambiental Caroline Dal Bosco.

Além da equipe da Assea, técnicos do Departamento de Biodiversidade da Sema e da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) participarão das atividades como convidados.

Objetivos e ações do projeto

O Caminho do Lixo contempla uma série de atividades voltadas para a conscientização ambiental e a gestão responsável dos resíduos. Entre as principais iniciativas, destacam-se:

  • Identificação dos tipos de resíduos gerados nos Centros de Juventude;
  • Capacitação de jovens multiplicadores;
  • Parceria com recicladores, centrais de triagem e compradores de materiais recicláveis;
  • Implementação de composteira e de horta comunitária;
  • Promoção da responsabilidade compartilhada sobre o descarte adequado dos resíduos;
  • Fortalecimento da Educação Ambiental na região;
  • Articulação entre o Estado do Rio Grande do Sul e os municípios participantes.

RS Seguro e a educação ambiental como estratégia de prevenção

O projeto Caminho do Lixo se insere no RS Seguro, programa de segurança pública do governo do Estado lançado em 2019 com a proposta de melhorar os indicadores de criminalidade e promover um ambiente mais seguro para os cidadãos. Com atuação territorial em 23 municípios, incluindo Viamão, o programa busca alternativas para mitigar a vulnerabilidade socioeconômica e oferecer oportunidades atrativas aos jovens. 

Texto: Alisson Santos/Ascom Sema
Edição: Secom/Eduardo Devens

Portal do Estado do Rio Grande do Sul