Quarto Congresso Popular de Educação para a Cidadania reforça compromisso do Estado com a participação social e a inclusão
Encontro propõe arte e diálogo como ferramentas para discutir cidadania, reduzir a violência e criar políticas públicas
Publicação:

O município de Viamão recebeu, nesta sexta-feira (12/9), o primeiro dia da programação da quarta edição do Congresso Popular de Educação para a Cidadania. A iniciativa é do grupo POntA Comunidades e das ONGs SUVE e Misturaí, com patrocínio do governo do Estado, por meio do Programa RS Seguro COMunidade, que aportou R$ 200 mil para a iniciativa.
O objetivo do congresso é fazer com que a arte e as rodas de conversa passem a ser vistas como instrumentos que possam pautar as discussões sobre cidadania e mitigação da violência e possibilitem a construção de políticas públicas a partir do protagonismo popular. “Este congresso é um espaço de diálogo e de construção coletiva, que fortalece o compromisso do RS Seguro COMunidade em apoiar iniciativas que unem educação, cidadania e prevenção à violência. É gratificante ver a mobilização das comunidades para transformar realidades e abrir novos caminhos para a juventude. Estamos unidos às comunidades para fortalecer iniciativas que unem cultura, educação e cidadania como caminhos de prevenção e de valorização da vida”, afirmou o Secretário Executivo do RS Seguro COMunidade, Antônio Padilha.
Papel transformador da educação
Também patrocinam o evento o Banrisul, BRDE e Corsan. “O BRDE apoia o congresso porque acredita no papel transformador da educação e do empreendedorismo como caminhos para a inclusão social. Na minha trajetória na segurança pública, aprendi que cidadania e desenvolvimento caminham juntos. Por isso, iniciativas como esta são fundamentais para fortalecer comunidades, estimular pequenos negócios e ampliar oportunidades, promovendo desenvolvimento sustentável e cidadania nas periferias de Porto Alegre e Região Metropolitana”, salientou o Diretor-Presidente do BRDE, Ranolfo Vieira Júnior.
O coordenador de territórios do Programas de Oportunidades e Direitos (POD) da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), Éderson Ferreira, destacou a felicidade de ver o congresso ser realizado nos Centros da Juventude Viamão e Rubem Berta. “Este espaço foi criado para acolher sonhos, impulsionar talentos e transformar realidades, e hoje ele se torna palco de um encontro que inspira reflexão, diálogo e ação”, disse. “Quando governo, sociedade civil e jovens se unem, criamos pontes que fortalecem direitos, promovem inclusão e abrem caminhos para um futuro mais justo.”
No primeiro dia, o congresso ocorreu no Centro da Juventude Viamão (CJ Viamão), com a presença do Secretário Executivo do Programa RS Seguro COMunidade, Antônio Padilha, do coordenador de territórios do Programas de Oportunidades e Direitos (POD) da SJCDH, Éderson Ferreira; do Secretário de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Viamão, Henrique Noronha, e Renata Rohde, Gestora de Relações Institucionais da Corsan. Durante o dia, ocorreram rodas temáticas, abordando temas como cidadania, educação, empreendedorismo, meio ambiente, segurança e saúde mental, além de troca de experiências e atrações culturais.
O evento segue no sábado (13), das 9h às 17h, no CJ Rubem Berta, em Porto Alegre, e termina no domingo (14), das 12h às 19h, na Associação de Amigos da Comunidade Cabo Rocha, também na capital. Após o término do congresso, serão realizadas reuniões para avaliação dos debates ocorridos nesses três dias, para aprofundar os temas discutidos e para criar ações de prevenção da violência por meio da cidadania.
Início do projeto
Em 2021, 40 ONGs periféricas da Região Metropolitana iniciaram um projeto de cooperação denominado POntA Comunidades, para a realização de diálogos e para troca de experiências. A partir da integração com outros setores da sociedade, como poder público, universidades e empresas, surgiu, no ano seguinte, o primeiro Congresso Popular de Educação para a Cidadania. Nos últimos três anos, as edições mobilizaram mais de 5 mil moradores de dez comunidades da periferia.
Texto: Ascom RS Seguro
Edição: Secom