Projeto desenvolvido no Cete traz esperança para menores carentes
Publicação:
A Secretaria do Esporte e Lazer (SEL) e a Fundação de Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul (Fundergs) apoiam o Projeto Hapkido Educar que acontece no Centro Estadual de Treinamento Esportivo (Cete), desde 2007. Esse projeto consagrou Hícaro Alexandre Rodrigues, 20 anos. O jovem iniciou aos 15 anos como aluno e, depois de muita dedicação, tornou-se atleta profissional e instrutor.
Vindo de família humilde, filho de pai desconhecido e mãe presidiária (agora em liberdade condicional), o rapaz encontrou no esporte uma forma de manter disciplina e não cair no mundo das drogas. Isso rendeu o título de campeão Mundial de Hapkido no ano de 2011. Hoje, ele concilia os treinos com a faculdade de Educação Física.
O secretário do Esporte e Lazer, Kalil Sehbe, destacou a satisfação de ver o Centro atuando novamente na vida das crianças. É realmente recompensante voltar a ver o nosso Cete como celeiro de campeões, sem deixar de lado a inclusão por meio do esporte. A presidente da Fundergs, Renita Dametto, completou, ressaltando que um dos principais focos de atuação da entidade é o incentivo ao esporte como meio de inclusão social.
O coordenador do Projeto Hapkido Educar, Grão Mestre Itagiba Vitório, destaca a importância do apoio de órgãos públicos e privados, como no caso, da SEL e Fundergs para que atividades como essa saiam do anonimato, criando oportunidades para todos, principalmente para as classes sociais menos favorecidas. Atualmente o projeto está em 15 municípios do RS ajudando mais de duas mil crianças.
O Hapkido é uma arte marcial coreana que engloba técnicas com diversas armas como bastões, espadas, bengalas, facas, leques, além de ensinar seus praticantes a defesa pessoal com praticamente qualquer objeto.
Texto e foto: Assessoria de Comunicação SEL
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305