Porto do Rio Grande recebe grupo responsável por projeto de expansão da Celulose Riograndense
Publicação:

O Porto do Rio Grande recebeu, nesta terça-feira (27), um grupo da empresa Metso, responsável por cinco plantas do projeto de expansão da CMPC Celulose Riograndense, em Guaíba. Entre os representantes da empresa que visitaram o Porto Novo, estavam suecos e finlandeses. O material utilizado na obra será importado através do porto gaúcho.
O grupo foi recebido pela Superintendência do Porto e pela equipe da empresa operadora portuária Sagres. Na ocasião, eles puderam conhecer a estrutura -cais e armazéns - e assistiram a uma exposição sobre as potencialidades do porto. Conforme o responsável de logística da Metso no Brasil, Everton Reus, as cinco plantas da fábrica da Celulose Riograndense pelas quais a empresa é responsável, compreendem as áreas de Caldeira de Recuperação, Evaporação, Cozimento e Linha de Fibras, Caustificação e forno de cal e Máquina de secagem. Segundo Everton Reus, os materiais serão importados de várias partes do mundo como China, Estados Unidos e Europa. Além disso, será feita a compra de materiais do Rio Grande do Sul para fomentar a indústria local. A empresa tem prazo de 24 meses para a entrega da obra.
De acordo com Reus, a chegada das primeiras cargas está prevista para dezembro deste ano. No total, serão aproximadamente 20 mil toneladas de equipamentos importados, sendo 55.000 m³ de carga geral e 1.500 contêineres.
Para o Superintendente do Porto, Dirceu Lopes, esta operação é significativa. Além do aumento da exportação de celulose devido à expansão da empresa, o porto também participa do processo através do recebimento de materiais para a obra de ampliação da unidade. Isso possibilita reflexos positivos para a economia da região e do RS como um todo, avaliou.
Texto e foto: Assessoria Porto de Rio Grande
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305