Parque Científico e Tecnológico da UPF inaugura dois módulos novos
Publicação:

Com uma estrutura destinada à pesquisa e à inovação foi inaugurado, nesta sexta-feira (24), os módulos 2 e 3 do Parque Científico e Tecnológico da UPF Planalto Médio (UPFParque) instalado no Campus 1 da Universidade de Passo Fundo (UPF). Composto por um conjunto de laboratórios denominado de Central de Equipamentos Multiusuários (Cemulti), o Parque promove a hospedagem e a incubação de 16 empresas e o intercâmbio de ideias. O governador José Ivo Sartori participou da solenidade de inauguração.
Entre as principais áreas de atuação, destacam-se tecnologia da informação/software, alimentos, metalmecânica, biotecnologia, energia, saúde e agricultura de precisão. O governo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sdect), destinou para as obras e compra de equipamentos dos dois módulos o valor de R$ 3.885.259,46. O primeiro módulo do Parque está em operação desde 2013.
O governador salientou a grande inserção comunitária da UPF. "A universidade passa a ser referência em tecnologia e inovação. A parceria entre governo do Estado, município e UPF foi fundamental para chegarmos até aqui", destacou Sartori que também lembrou que o Rio Grande do Sul possuiu mais de 25 polos científicos e tecnológicos.
O reitor da UPF, José Carlos Carles de Souza, falou que o Parque vai possibilitar uma maior interação com o poder público, empresários e comunidade na busca das soluções necessárias para o desenvolvimento de empresas e serviços. "O UPFParque proporcionará mais emprego e renda, além de desenvolvimento econômico e sociocultural para todo o povo gaúcho", afirmou.
Ele também destacou que o projeto do Parque foi desenvolvido coletivamente e coloca à disposição da sociedade infraestrutura, equipamentos e professores habilitados. "Tenho firme convicção que estamos abrindo as portas para o futuro", destacou.
"Tudo aquilo que está sendo construído aqui é o que o governador quer, e está plantando para o fundo Rio Grande do Sul. O desenvolvimento está perto do conhecimento e precisamos estar perto da sociedade para termos soluções coletivas", argumentou o secretário Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco.
"É graças a Universidade de Passo Fundo que nós estamos aqui vendo a cidade e a região se desenvolver", concluiu o prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo.
O UPFParque conta com o apoio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sdect); do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); e da Prefeitura de Passo Fundo. É o primeiro Parque Científico e Tecnológico em operação fora da região Metropolitana de Porto Alegre.
Estiveram presentes os deputados estaduais Vilmar Zanchin; Gilmar Sossella; e Sérgio Turra; além de prefeitos e lideranças da região.
Texto: Cassiane Osório, de Passo Fundo
Edição: Denise Camargo/Secom