Novo sistema garante maior transparência na gestão de obras
Publicação:

Diante da necessidade de implementar novas ferramentas de gestão pública, a Secretaria de Obras, Saneamento e Habitação tem desenvolvido e aprimorado o Sistema de Gestão de Obras (SGO). O objetivo é dar agilidade à tramitação e acompanhamento dos projetos e obras estaduais, de forma ampla e rápida, diminuindo os trâmites processuais. O projeto é uma parceria com a Companhia de Processamento de Dados do Rio Grande do Sul (Procergs).
As demandas inseridas no sistema devem apresentar as dotações orçamentárias e outras informações mínimas estabelecidas para execução da obra. A medida permite que a secretaria otimize os recursos humanos dedicado ao atendimento do processo.
Atualmente, todas as demandas de autonomia financeira e de obras planejadas (não emergenciais) oriundas da Secretaria da Educação são gerenciadas pelo sistema, que já atendia obras emergenciais desde 2013.
Para o secretário de Obras, Saneamento e Habitação, Gerson Burmann, o poder público tem a obrigação de buscar novas ferramentas para qualificar os serviços. "O SGO é um dos carros chefes da nova visão de eficiência do governo, um sistema que possibilita o acompanhamento das obras públicas, maximizando as ações e aumentando a troca de informações entre os órgãos da administração pública", destacou.
"O sistema foi desenvolvido para automatizar o processo de gerenciamento e acompanhamento dos serviços. O SGO vem sendo aprimorado gradativamente, tornando-se uma importante ferramenta para o desenvolvimento das ações e controle da eficiência pública", afirmouoO gerente do projeto, Odir Baccarin.
Além da eficiência, o serviço possibilitou a economia de recursos financeiros. O projeto também tem o apoio da Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (Cage) e da Secretaria da Educação.
Texto: Jean P. H. Maidana /SOP
Edição: Secom