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Estado fortalece presença no mercado turístico nacional em encontro com agentes de viagens em Gramado

Capacitação, articulação institucional e divulgação de roteiros marcaram presença do governo na Arena Abreu 2025

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Foto de um evento realizado em um auditório com palco, onde duas pessoas estão se apresentando para uma plateia. À esquerda, um homem veste traje típico gaúcho, incluindo bota amarela, bombacha, casaco escuro e segura uma manta vermelha e preta. À direita, uma mulher com cabelos longos loiros fala ao microfone, vestindo roupas escuras e botas. Ao fundo, há um grande telão digital com a imagem do pórtico da cidade de Canela (RS), acompanhado dos dizeres “CANELA” e “Viva o Inverno Gaúcho”. Nas laterais do telão, banners com logomarcas de patrocinadores ou apoiadores do evento. A plateia está atenta, com pessoas vestindo casacos, indicando clima frio. O ambiente tem iluminação azul e roxa suave.
O evento reúne mais de 400 agentes de viagens e cerca de 50 parceiros do setor - Foto: Bernardo Zamperetti / Ascom Setur
O governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), participou da Arena Abreu 2025, que ocorre até esta quarta-feira (6/8), em Gramado. O evento reúne mais de 400 agentes de viagens e cerca de 50 parceiros do setor, promovendo capacitações, rodadas de negócios e experiências com foco na comercialização de destinos. A Setur esteve presente com estande institucional e materiais promocionais voltados a operadores e agências. A iniciativa reforça a estratégia de posicionar o Estado como destino competitivo e diversificado no mercado nacional e evidencia que o Rio Grande do Sul, agora, está diferente.

Apresentação abordou diferenciais do RS

Durante a programação, o secretário de Turismo, Ronaldo Santini, conduziu uma apresentação especial para agentes de viagens de todo o Brasil. A capacitação abordou os diferenciais do Rio Grande do Sul, com ênfase nas regiões turísticas e na campanha Viva o Inverno Gaúcho. O secretário também destacou as ações do governo para fomentar a qualificação e a conectividade aérea. A atividade foi uma oportunidade de aproximação com quem atua diretamente na venda dos roteiros gaúchos.  
 
“É fundamental dialogar com quem está na ponta, vendendo o nosso Estado como destino. O papel da Setur é facilitar esse trabalho com informação, estrutura e ações concretas que gerem atratividade para o Rio Grande do Sul”, afirmou Santini.  

O estande da Setur serviu como ponto de apoio para divulgação institucional e articulações com parceiros estratégicos. Materiais como mapas turísticos, roteiros temáticos e guias de experiências foram distribuídos ao público presente. Representantes da secretaria também participaram de encontros com operadores e lideranças do setor. A presença institucional visa impulsionar o fluxo turístico e consolidar o Estado como destino estratégico em todas as estações do ano.  

Inverno em destaque e turismo em movimento

A realização da Arena Abreu em pleno inverno potencializou a visibilidade dos destinos de clima frio, vinícolas, termas e experiências gastronômicas. O evento reforça a conexão entre Gramado e o restante do Estado, promovendo a integração regional. As ações da Setur durante a Arena Abreu complementam o calendário de atividades da campanha Viva o Inverno Gaúcho. A participação na feira também amplia a visibilidade das demais regiões turísticas e produtos de base comunitária.  

A Arena Abreu é reconhecida como um dos principais encontros do setor turístico nacional, promovendo trocas entre fornecedores, agências e destinos. A cada edição, a iniciativa contribui para a geração de negócios e o fortalecimento da cadeia produtiva do turismo.

Pela primeira vez, o evento foi realizado no Estado. A presença da Setur em eventos como esse é estratégica para ampliar a competitividade do Rio Grande do Sul. A secretaria segue atuando de forma integrada com o trade, os municípios e os demais órgãos de governo para promover o desenvolvimento do setor.
 
Texto: Ascom/Setur
Edição: Secom
 
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