Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

No último dia na av. Borges, sexta (9), Farmácia de Medicamentos Especiais atenderá em horário diferenciado

Publicação:

farmacia med especiais POA 02
Farmácia de Medicamentos Especiais, na capital, passa a atender na avenida Azenha, 295, a partir desta segunda (12/12) - Foto: Divulgação SES

A Farmácia de Medicamentos Especiais em Porto Alegre terá o seu horário de atendimento alterado na próxima sexta-feira (9/12), quando a unidade funcionará das 7h às 15h e encerrará o serviço na esquina da avenida Borges de Medeiros com a rua Riachuelo, no Centro. A partir da segunda-feira (12/12), a farmácia passará a operar na avenida Azenha, 295 – completando, assim, a transferência da gestão do serviço da Secretaria Estadual da Saúde (SES) para a Secretaria de Saúde de Porto Alegre.

A mudança no horário de atendimento ao público será necessária para o encerramento do inventário da unidade. Nos demais dias, o funcionamento ocorre normalmente, das 8h às 17h, já no novo endereço.

Mensalmente, são atendidos no local atual mais de 23 mil pessoas. O novo ponto trará melhorias à população. A farmácia contará com maior espaço de espera, com capacidade para 60 lugares, além da ampliação no número de guichês de quatro atualmente para 10. Além disso, o novo prédio atenderá as questões de acessibilidade e conforto ao usuário. Também há uma maior área de estoque, o que permitirá que os abastecimentos possam ocorrer de forma mais espaçada. A farmácia terá ainda consultórios para reforço do cuidado farmacêutico que já ocorre por teleatendimento.

O processo de municipalização do serviço se iniciou em 2021, sendo que a unidade de Porto Alegre é a última própria SES. Nas demais cidades, os medicamentos adquiridos pelo Estado são distribuídos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) nas farmácias da rede municipal.

Não haverá mudança em relação ao serviço online do Farmácia Digital, que seguirá no site farmaciadigital.rs.gov.br. No portal, é possível consultar os medicamentos disponibilizados pelo SUS que são de responsabilidade do Estado. Alguns podem ser solicitados de forma digital, sem necessidade de que o usuário se desloque até a Farmácia de Medicamentos Especiais, seja em Porto Alegre ou em outro município.

Texto: Ascom SES
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul