Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Melhores de 2011 e novos filmes integram programação da Cinemateca da CCMQ

Publicação:

A crise financeira de 2008 e os desafios de um time de beisebol pontuam os novos filmes em cartaz a partir desta sexta-feira (16) na Cinemateca Paulo Amorim da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ). Indicado ao Oscar de melhor roteiro original, Margin
Melhores de 2011 e novos filmes integram programação da Cinemateca da CCMQ

A crise financeira de 2008 e os desafios de um time de beisebol pontuam os novos filmes em cartaz a partir desta sexta-feira (16) na Cinemateca Paulo Amorim da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ). Indicado ao Oscar de melhor roteiro original, Margin Call - O Dia antes do Fim, de J.C. Chandor, acompanha a situação dentro do banco de investimentos norte-americano em 2008, nas 24 horas anteriores à explosão da maior crise financeira desde a Grande Depressão. O elenco conta com nomes conhecidos do grande público, como Jeremy Irons, Kevin Spacey, Paul Bettany e Demi Moore.

Em O Homem que Mudou o Jogo, de Bennett Miller, o ator Brad Pitt é o gerente de um time da liga profissional americana que tem o orçamento reduzido, mas precisa montar uma nova equipe. Ele decide não seguir o velho esquema dos olheiros, que buscam jogadores em lugares pequenos, e sim apostar num jovem que criou um sistema estatístico de seleção de atletas. O filme concorreu aos Oscars de melhor filme, ator (Brad Pitt) e ator coadjuvante (Jonal Hill).

Mostra Melhores da ACCIRS de 2011
A Cinemateca Paulo Amorim e a Associação de Críticos do Rio Grande do Sul apresentam, desta sexta-feira (16) até próximo dia 22, na Sala Eduardo Hirtz, o melhor longa nacional e o melhor filme estrangeiro do ano passado, de acordo com os votos dos seus associados. São eles, O Palhaço, de Selton Mello, e A Árvore da Vida, de Terrence Malick. A mostra se completa com dois títulos do Fantaspoa (Festival de Cinema Fantástico de Porto Alegre), que recebeu o prêmio Luiz Cesar Cozzatti como destaque gaúcho de 2011: Vermelho, Braço e Azul, de Simon Rumley, que venceu o festival pelo júri oficial, e Tudo sobre a Maldade, de Joshua Granell, vencedor do júri popular.

Programação - Sala Paulo Amorim
Filme: Margin Call - O Dia antes do Fim, de J.C. Chandor
Horários: 14h50 e 19h10
Filme: Histórias Cruzadas, de Tate Taylor
Horário: 16h50

Sala Eduardo Hirtz (Mostra Melhores da ACCIRS 2011)
Filme: O Palhaço, de Selton Mello
Horário: 15h
Filme: A Árvore da Vida, de Terrence Malick
Horário: 16h40
Filme: Vermelho Branco e Azul, de Simon Rumley
Horário: 19h15 (dias 16, 18 e 21 de março)
Filme: Tudo sobre a Maldade, de Joshua Grannel
Horário: 19h15 (dias 17,20 e 22 de março)
Sala Norberto Lubisco
Filme: A Fonte das Mulheres, de Radu Mihaileanu
Horário: 14h30
Filme: O Homem que Mudou o Jogo, de Bennett Miller
Horário: 16h45
Filme: Um Conto Chinês, de Sebastián Borensztein
Horário: 19h15

Texto: Maria Emilia Portella
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul