Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Leite ressalta importância da confiança nas instituições em posse de procuradores no Ministério Público de Contas

Na cerimônia, governador destacou que instituições fortes garantem transparência, equilíbrio e segurança para a sociedade

Publicação:

Leite está de terno azul e em pé, falando em um púlpito em um auditório. Na mesa em frente a ele, várias pessoas estão sentadas em cadeiras altas, ouvindo a fala. Há bandeiras do Brasil e do Rio Grande do Sul ao fundo, além de arranjos de flores na frente da mesa.
Leite lembrou que a autonomia do Ministério Público de Contas é essencial para assegurar a boa aplicação dos recursos públicos - Foto: Vitor Rosa/Secom

O governador Eduardo Leite participou, na manhã desta segunda-feira (22/9), da solenidade de posse dos novos procuradores do Ministério Público de Contas do Rio Grande do Sul (MPC), realizada no auditório do Tribunal de Contas do Estado, em Porto Alegre. O ato marcou a recondução aos cargos para o biênio 2025-2027 do procurador-geral Ângelo Gräbin Borghetti, do corregedor-geral Geraldo Costa da Camino e da subprocuradora-geral Daniela Wendt Toniazzo.

“A qualidade da democracia e a nossa possibilidade de evolução estão justamente na força das instituições. O papel do Ministério Público de Contas, com sua autonomia, é fundamental para assegurar a boa aplicação dos recursos públicos e manter a confiança da sociedade”, afirmou o governador.

Leite, de terno azul, aparece em destaque, falando ao microfone no púlpito. Atrás dele estão as bandeiras e, ao fundo, uma tela de projeção com a sigla “MPC”. À mesa, várias pessoas de terno e toga acompanham a cerimônia.
"A qualidade da democracia e a nossa possibilidade de evolução estão justamente na força das instituições", disse o governador - Foto: Vitor Rosa/Secom

Leite também reforçou a necessidade de equilíbrio entre o ímpeto de transformar a realidade e o respeito às rotinas institucionais, defendendo o diálogo como o melhor caminho para a construção de soluções. “Não é sobre as instituições simplesmente, mas sobre a sociedade que demanda de nós. Respeitadas as instituições, é fundamental termos a disposição permanente de sentarmos, conversarmos e construirmos soluções conjuntas”, disse.

O governador ainda mencionou o Plano Rio Grande, programa de Estado liderado por ele e criado para proteger a população, reconstruir o Rio Grande do Sul e torná-lo ainda mais forte e resiliente, preparado para o futuro. Segundo Leite, o trabalho conjunto entre governo e órgãos de controle é decisivo para enfrentar os desafios e promover o desenvolvimento do Rio Grande do Sul.

Texto: Sue Gotardo/Secom
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul