Leite ressalta importância da confiança nas instituições em posse de procuradores no Ministério Público de Contas
Na cerimônia, governador destacou que instituições fortes garantem transparência, equilíbrio e segurança para a sociedade
Publicação:

O governador Eduardo Leite participou, na manhã desta segunda-feira (22/9), da solenidade de posse dos novos procuradores do Ministério Público de Contas do Rio Grande do Sul (MPC), realizada no auditório do Tribunal de Contas do Estado, em Porto Alegre. O ato marcou a recondução aos cargos para o biênio 2025-2027 do procurador-geral Ângelo Gräbin Borghetti, do corregedor-geral Geraldo Costa da Camino e da subprocuradora-geral Daniela Wendt Toniazzo.
“A qualidade da democracia e a nossa possibilidade de evolução estão justamente na força das instituições. O papel do Ministério Público de Contas, com sua autonomia, é fundamental para assegurar a boa aplicação dos recursos públicos e manter a confiança da sociedade”, afirmou o governador.

Leite também reforçou a necessidade de equilíbrio entre o ímpeto de transformar a realidade e o respeito às rotinas institucionais, defendendo o diálogo como o melhor caminho para a construção de soluções. “Não é sobre as instituições simplesmente, mas sobre a sociedade que demanda de nós. Respeitadas as instituições, é fundamental termos a disposição permanente de sentarmos, conversarmos e construirmos soluções conjuntas”, disse.
O governador ainda mencionou o Plano Rio Grande, programa de Estado liderado por ele e criado para proteger a população, reconstruir o Rio Grande do Sul e torná-lo ainda mais forte e resiliente, preparado para o futuro. Segundo Leite, o trabalho conjunto entre governo e órgãos de controle é decisivo para enfrentar os desafios e promover o desenvolvimento do Rio Grande do Sul.
Texto: Sue Gotardo/Secom
Edição: Secom