Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Forças de segurança interagem com turistas e combatem cambismo

Publicação:

Intérprete BM
Intérprete da Brigada Militar auxilia torcedores estrangeiros - Foto: Divulgação / BM

Foram dezenas de pessoas filmando a banda da Brigada Militar, fazendo fotos com a Cavalaria e com os intérpretes, e pedindo informações no posto da Polícia Civil nas proximidades de uma das rampas de acesso à Arena do Grêmio, na capital. Os turistas animados queriam registrar todos os momentos pré-jogo e interagiam com as forças policiais presentes para a disputa entre Venezuela e Peru, válida pela primeira fase da Copa América 2019. Dentro de campo, nada de gols, mas do lado de fora, os órgãos da Segurança Pública garantiram o show.

Em conjunto, Polícia Civil e Brigada Militar distribuíram pontos de atendimento no entorno da Arena para atender aos turistas na tarde quente do sábado (15/6). Os policiais civis e militares prestaram informações sobre a localidade, orientações de segurança e ainda os serviços de intérpretes e da Delegacia do Turista (DPTur).

A Secretaria do Esporte e Lazer (SEL) distribuiu ingressos (por meio de sorteio) para crianças de escolas estaduais e participantes de projetos esportivos, além de venezuelanos refugiados residentes no RS. Quase 2 mil entradas foram distribuídas. O coordenador operacional da Copa América no Estado, delegado Leonel Carivali, acompanhou o secretário da SEL, João Derly, na solenidade de entrega dos tíquetes.

Perícia in loco

Enquanto os turistas vibravam nas arquibancadas, um pouco abaixo deles, dezenas de agentes de segurança e saúde estavam a postos para garantir o controle em qualquer adversidade. Três caminhões do Corpo de Bombeiros Militar, além de viaturas e agentes equipados para escalada estavam no estacionamento com acesso próximo ao campo para atender eventuais urgências.

No posto policial da 4ª Delegacia de Polícia, também dentro do estádio, três turistas peruanos e dois brasileiros foram ouvidos – todos haviam sido detidos pela prática de cambismo, vendendo ingressos por valores muito acima dos originais e até cortesias, de comercialização proibida.

Em uma sala ao lado, o Instituto-Geral de Perícias (IGP) realizava documentoscopia para avaliar a autenticidade dos tíquetes apreendidos – foram periciados dois lotes de nove ingressos cada, todos eram verdadeiros.

Além da estrutura policial, o Juizado do Torcedor também participou da operação para realizar procedimentos necessários no âmbito do Ministério Público e do Judiciário. Para garantir o sucesso da competição fora de campo, ainda estiveram presentes nos bastidores do evento a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e agentes de saúde.

A mobilização para os próximos quatro jogos da Copa América em Porto Alegre vai ser mantida. A tecnologia de reconhecimento facial será utilizada na Plataforma de Observação Elevada instalada no entorno do estádio. Além disso, o uso constante do aplicativo de reconhecimento facial aprimora o sistema e amplia o banco de dados, garantindo um melhor desempenho a cada utilização.

A próxima partida na capital, entre as seleções de Uruguai e Japão, ocorre na quinta-feira (20), às 20h. O terceiro jogo válido pela primeira fase da Copa América em Porto Alegre será no domingo (23), às 16h, entre as equipes do Catar e da Argentina. A cidade receberá ainda um partida das quartas de final, dia 27, e um jogo das semifinais, em 3 de julho.

Texto: Lurdinha Matos/Ascom SSP
Edição: Marcelo Flach/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul