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Parada Pedagógica movimenta Rede Estadual com foco no aprendizado e no planejamento

Primeiro encontro de 2024 foi de troca de experiências e de olhar para as necessidades específicas dos estudantes

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Card em fundo cinza, no qual está escrita a palavra Educação ao centro, logo abaixo de um ícone composto por um chapéu de formando sobre dois livros. No canto inferior direito está a logomarca utilizada pela gestão 2023-2026 do governo do Rio Grande do Sul.
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Professores e equipe diretiva das 2340 escolas estaduais do Rio Grande do Sul dedicaram a quinta-feira (25/4) para refletir, planejar e aprimorar suas práticas pedagógicas focadas nas necessidades individuais e coletivas dos estudantes. Durante todo o dia, os educadores puderam pensar em melhorias no desenvolvimento escolar e nos estudos de aprendizagem contínua. A Parada Pedagógica também proporcionou um espaço valioso para a troca de ideias, compartilhamento de práticas e experiências entre os docentes. 

A diretora do Departamento de Desenvolvimento Curricular da Educação Básica da Secretaria da Educação (Seduc), Sherol dos Santos, destacou a importância desse momento, pensado para o estudante. “Uma das principais potencialidades desse dia é abrir um espaço de diálogo entre os professores e professoras das diferentes áreas de conhecimento para o desenvolvimento de estratégias de apoio e aprendizagem dos estudantes, fortalecendo a perspectiva da educação integral", disse Sherol.

“Na região de abrangência da 24ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), a Parada Pedagógica focou em ações que contribuirão para o planejamento das aulas, contemplando de forma mais personalizada as habilidades a serem desenvolvidas nas escolas", afirmou a professora e chefe da divisão pedagógica da 24ª CRE, Sandra Scherer.

Ao se concentrarem em estratégias de intervenção, os professores podem identificar quais são os desafios enfrentados pelos estudantes durante a jornada educacional e, a partir disso, desenvolver abordagens específicas para superá-los.

O planejamento para os jovens durante a ação não se limita apenas à resolução de problemas imediatos. É também o momento em que os professores têm a oportunidade de traçar metas de longo prazo e desenvolver estratégias de ensino que promovam a autonomia, a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.

Rosaine Burtet, supervisora da Escola Estadual de Ensino Médio Joaquim Nabuco, de Tupanciretã, falou sobre a relevância da iniciativa. “Foi um momento muito importante para discutirmos dados de avaliação dos estudantes, analisar fatores que influenciam no desempenho da aprendizagem e frequência e combinar as ações que precisam ser conduzidas ou reprogramadas pela equipe escolar.”

As próximas Paradas Pedagógicas de 2024 serão realizadas nos dias 20 de agosto e 27 de novembro.

Texto: Ascom Seduc
Edição: Secom

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