Hospital de Constantina recebe recursos do Estado para ampliar atendimento pelo SUS
Publicação:

A secretária estadual da Saúde, Sandra Fagundes, assinou nesta segunda-feira (19) contrato no valor de R$ 1,6 milhão com a Associação Hospitalar Comunitária Regional de Saúde (Ahcros), em Constantina, na região Rio da Várzea, norte do RS. A partir de agora, a entidade mantenedora receberá um acréscimo de recursos para investimento em atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS) no hospital do município.
O prefeito de Constantina, Leomar José Behm, destacou a decisão de o Estado investir 12% do orçamento em saúde. “Precisamos reconhecer o que está sendo feito em Constantina e nos municípios da região. Quem ganha com esse acréscimo de recursos na saúde é a comunidade regional, que poderá receber atendimento qualificado mais perto de casa."
Emocionado, o coordenador geral da Ahcros, Decio Antonio Favareto, destacou a importância de tornar o atendimento no Hospital de Constantina acessível a toda a comunidade. “A doença não será mais um negócio em nosso hospital, por isso estamos fechando as portas para o atendimento particular e abrindo várias outras para o atendimento público e gratuito que todo o cidadão merece. Resta-nos nesse momento honrar, cumprir com o que está nesse contrato e fazer bom uso do dinheiro público”, disse.
A secretária Sandra Fagundes, que parabenizou a população de Constantina por lutar pelos seus direitos, destacou ainda que além de ser o papel do governo devolver à população o que é pago de impostos, investir 12% em saúde só faz sentido quando a população é a beneficiada direta. “Só tem sentido a aplicação de recursos em uma área se fizer a diferença na vida das pessoas. Com os 12% conseguimos manter os serviços prestados, desonerar os municípios e ofertar serviços especializados com qualidade, tecnologia e mais próximo de onde as pessoas moram, e isso é gratificante”, concluiu.
Favareto ressaltou ainda que o novo contrato vai possibilitar a gratuidade no serviço de Raio X e na realização de outros exames. “Essa data é histórica para nosso município e nossa associação. Ninguém mais precisará pagar para fazer um Raio X. Sei que ainda precisamos melhorar na área de cirurgias e internações, por isso peço o apoio do corpo clínico para que possamos cumprir esse contrato e renová-lo no próximo ano, garantindo ainda mais recursos para nosso hospital."
Texto: Heloise Santi
Edição: Redação Secom