Governo debate projeto do Corredor Bioceânico com delegação internacional
Publicação:

A Assessoria de Cooperação e Relações Internacionais do Estado recebeu nesta segunda-feira (3), no Palácio Piratini, uma comissão de diálogo político formada por integrantes dos governos da região de Coquimbo, no Chile, e da província argentina de San Juan. O encontro serviu para ampliar o debate sobre o Corredor Bioceânico, projeto que visa interligar o porto de Rio Grande ao porto de Coquimbo através de um túnel ferroviário.
O projeto tem como objetivo unir os oceanos Atlântico e Pacífico, visando alcançar com maior agilidade países da Ásia e África, mercados que apresentam forte crescimento econômico. Ficou definida a criação de um grupo de trabalho sobre as oportunidades do Corredor Bioceânico, que reunirá representantes do Governo do Estado, do Governo Federal, do Chile e da Argentina. O Uruguai também será convidado a integrar o grupo.
Para o coordenador da Assessoria, Tarson Nuñez, o tema é importante e está alinhado com a política do Governo Federal. Esta reunião representa o início de um diálogo mais consistente, onde poderemos definir um trabalho permanente. Temos muito interesse em fortalecer estas perspectivas de desenvolvimento, tendo o Rio Grande do Sul como protagonista no processo de integração.
Secretária de Relações Institucionais da província argentina de San Juan, Elena Peletier afirmou que o objetivo da comissão é integrar os países envolvidos no projeto. Devemos focar no trabalho conjunto dos municípios e governos subnacionais para fortalecer nossas potencialidades. Não devemos competir entre nós, mas buscar uma complementação para aumentar a nossa competitividade nos mercados internacionais.
O conselheiro regional de Coquimbo, Pablo Muñoz, destacou a importância da reunião. Viemos convidar as autoridades políticas do Rio Grande do Sul para ampliar o debate, e estamos muito contentes com os resultados desta reunião. Estamos criando laços extraordinários. Participaram da reunião a secretária-adjunta da Casa Civil, Mari Perusso, e a assessora de Relações Internacionais do Estado, Norma Espíndola.
Texto: Assessoria de Imprensa
Foto: Gustavo Gargioni/Especial Palácio Piratini
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305