Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governadora decreta luto oficial pela morte do escultor Xico Stockinger

Publicação:

A governadora Yeda Crusius decretou luto oficial de três dias no Estado em razão da morte do escultor Xico Stockinger, no domingo (12). O velório do artista plástico ocorre no Museu de Artes do Rio Grande do Sul (Margs).

Nascido em Traun, na Áustria, em 1919, Francisco Alexandre Stockinger naturalizou-se brasileiro, criou-se em São Paulo e começou sua carreira na escultura no Rio de Janeiro. Conviveu com figuras da arte moderna como Di Cavalcanti, Milton Dacosta e Iberê Camargo. Nos anos 50 veio para Porto Alegre, onde foi um dos fundadores do Atelier Livre da Prefeitura e um dos primeiros diretores do Margs (nos anos de 1963, 1964 e 1967).

Em 1956, foi eleito presidente da Associação Rio-Grandense de Artes Plásticas Francisco Lisboa, cargo que ocupou novamente em 1957 e 1978. Como artista, trabalhou em diferentes linguagens, da caricatura à xilogravura, mas sua produção mais representativa está na escultura - em bronze, pedra, ferro ou madeira. É de sua autoria um dos conjuntos escultóricos mais famosos de Porto Alegre, na Praça da Alfândega. Em pé, Carlos Drummond de Andrade lê para Mario Quintana, em um banco.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul