Governadora decreta luto oficial pela morte do escultor Xico Stockinger
Publicação:
A governadora Yeda Crusius decretou luto oficial de três dias no Estado em razão da morte do escultor Xico Stockinger, no domingo (12). O velório do artista plástico ocorre no Museu de Artes do Rio Grande do Sul (Margs).
Nascido em Traun, na Áustria, em 1919, Francisco Alexandre Stockinger naturalizou-se brasileiro, criou-se em São Paulo e começou sua carreira na escultura no Rio de Janeiro. Conviveu com figuras da arte moderna como Di Cavalcanti, Milton Dacosta e Iberê Camargo. Nos anos 50 veio para Porto Alegre, onde foi um dos fundadores do Atelier Livre da Prefeitura e um dos primeiros diretores do Margs (nos anos de 1963, 1964 e 1967).
Em 1956, foi eleito presidente da Associação Rio-Grandense de Artes Plásticas Francisco Lisboa, cargo que ocupou novamente em 1957 e 1978. Como artista, trabalhou em diferentes linguagens, da caricatura à xilogravura, mas sua produção mais representativa está na escultura - em bronze, pedra, ferro ou madeira. É de sua autoria um dos conjuntos escultóricos mais famosos de Porto Alegre, na Praça da Alfândega. Em pé, Carlos Drummond de Andrade lê para Mario Quintana, em um banco.