Gabriel Souza participa da 82ª Romaria Estadual da Medianeira, em Santa Maria
Ao lado da família, vice-governador representou o governo do Estado na celebração neste domingo (9)
Publicação:
O vice-governador Gabriel Souza participou, neste domingo (9/11), da 82ª Romaria Estadual da Medianeira – Rainha do Povo Gaúcho, em Santa Maria, na região central do Estado. A tradicional celebração religiosa, que homenageia Nossa Senhora Medianeira, tem como tema neste ano “Sob o olhar da Medianeira, peregrinos de esperança”. Os secretários estaduais de Desenvolvimento Social, Beto Fantinel, e de Sistemas Penal e Socioeducativo, Jorge Pozzobom, também participaram da procissão.
Gabriel Souza esteve acompanhado da esposa, Talise, e da filha, Dora, e destacou a força da devoção e a mobilização dos milhares de fiéis que demonstram o quanto Nossa Senhora da Medianeira está no coração do povo gaúcho. “Nossa rainha, já declarada pelo Papa, representa a fé e a união do nosso povo. É emocionante ver essa multidão professando sua fé, e eu me incluo entre eles, porque também creio em Nossa Senhora, em Cristo e em Deus. Essa energia positiva que sentimos aqui, em Santa Maria, certamente vai abençoar todo o nosso Rio Grande”, afirmou o vice-governador.
O evento integra o Ano Jubilar da Esperança, promovido pela Arquidiocese de Santa Maria, e reúne milhares de fiéis vindos de diferentes regiões do Estado. A programação de domingo iniciou às 6h30 com missa na Catedral, seguida da procissão, às 7h30, em direção à Basílica da Medianeira. O percurso de cerca de 2 quilômetros foi seguido de uma missa campal, às 9h30, celebrada pelo bispo de Roraima, Dom Evaristo Spengler, no Altar Monumento do Parque da Medianeira.
A edição de 2025 também marca a entrega oficial do Parque Revitalizado da Medianeira, inaugurado no sábado (8), que recebeu melhorias no paisagismo, novos bancos, áreas de descanso e uma cafeteria, tornando o espaço ainda mais acolhedor.
Inauguração e missa
Em agosto, Gabriel esteve em Santa Maria para participar da inauguração da Alameda das Bandeiras da Basílica da Medianeira, onde foram hasteadas as flâmulas dos 26 municípios que compõem a Arquidiocese de Santa Maria. Após a solenidade, foi celebrada uma missa na Basílica em comemoração ao primeiro ano de Nossa Senhora Medianeira como Rainha do Povo Gaúcho, título concedido pelo Vaticano em 2024, após as enchentes que atingiram o Estado. A coroação foi realizada pelo episcopado gaúcho no dia 15 de agosto do ano passado, data que passou a ser feriado em Santa Maria.
Visita à UFSM
Ainda no sábado (8/11), o vice-governador visitou a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que mantém convênio com a Universidade de Nebraska–Lincoln (UNL), nos Estados Unidos, destino da última missão internacional liderada por Gabriel. Durante o encontro, foram apresentados os resultados da parceria entre a UFSM e a universidade americana referência internacional em agricultura irrigada e captura de carbono no solo.
“Essa visita representa uma continuidade da missão oficial ao Nebraska. Aqui na UFSM, conhecemos os equipamentos utilizados para medir a absorção e a emissão desses gases em lavouras e em áreas de pastagem nativa do Estado. A cooperação entre as instituições permite intercâmbio de pesquisadores, compartilhamento de dados e desenvolvimento de tecnologias aplicadas à agricultura sustentável. Esses estudos nos ajudam a fortalecer a base científica para ações do governo gaúcho no campo”, explicou o vice-governador.
Os pesquisadores da UFSM também detalharam as atividades desenvolvidas no Laboratório de Micrometeorologia (LUMET) e no Laboratório de Gases de Efeito Estufa (LabGEE). A instituição realiza estudos sobre as trocas de energia e gases entre solo, planta e atmosfera. As pesquisas contribuem para compreender como diferentes formas de uso da terra e de manejo agrícola influenciam o sequestro de carbono e o balanço energético das superfícies rurais, informações essenciais para políticas de mitigação de emissões e adaptação climática no Estado.
A pesquisadora Débora Roberti, uma das coordenadoras da pesquisa e professora da UFSM, avalia que a visita do governo do Estado ao Nebraska foi importante para mostrar a relevância dos estudos realizados na universidade em Santa Maria. “Nós fizemos a mesma coisa que se faz num país de primeiro mundo. Temos tecnologia, temos mão de obra, estudantes super qualificados. Temos uma interação de muitos anos com a Universidade de Nebraska, então, para nós é um reconhecimento de que o nosso trabalho aqui tem um respaldo internacional. E a vinda do vice-governador aqui na universidade é uma oportunidade de validarmos o que foi visto nos EUA e, também, difundir esse conhecimento que nós temos aqui”, afirmou.
Pesquisas conduzidas pela UFSM indicam ainda que o Bioma Pampa, quando manejado de forma adequada, pode atuar como um dreno de gases de efeito estufa, absorvendo dióxido de carbono (CO₂) e compensando parte das emissões de metano (CH₄) associadas à pecuária. De acordo com os pesquisadores, tais estudos desmistificam a visão de que o Pampa seria predominantemente emissor, evidenciando o potencial do manejo sustentável e da irrigação eficiente como ferramentas para ampliar o sequestro de carbono no solo e reduzir vulnerabilidades climáticas.
Texto: Dayanne Rodrigues/GVG
Edição: Secom