Com investimento de R$ 980 mil do governo do Estado, Expo Favela RS 2025 reuniu mais de 20 mil pessoas em Porto Alegre
Evento envolveu conjunto de ações em empreendedorismo, inovação, economia criativa, cultura, turismo, desenvolvimento e direitos
Publicação:
O governo do Estado, por meio do Programa RS Seguro e da participação de diversas secretarias, integrou a terceira edição do Expo Favela RS 2025, realizada nos dias 7 e 8 de novembro, no Instituto Caldeira, em Porto Alegre. A feira reuniu mais de 20 mil participantes, entre empreendedores, investidores, palestrantes, estudantes e representantes do poder público. No total, 174 empreendedores gaúchos foram selecionados para participar do evento e expor seus projetos. O investimento foi de R$ 980 mil.
A Expo Favela é uma realização da Central Única das Favelas (Cufa) e da Favela Holding, tendo como objetivo conectar empreendedores e startups de favelas com o mercado formal, dando visibilidade para tais iniciativas. Promove a troca de experiências, atrai investidores e parceiros para acelerar seus negócios. Mostra as favelas como territórios de inovação, potência e soluções, além de estimular o crescimento econômico dos empreendedores das comunidades.
O coordenador da CUFA RS e da Expo Favela RS, Júnior Torres, fez um balanço positivo da edição. “Foram milhares de pessoas vivendo, aprendendo e celebrando nesses dois dias de uma verdadeira festa da favela. Um encontro de cultura, inovação, empreendedorismo e oportunidades que mostrou a força e o talento das comunidades gaúchas. A Expo Favela RS é mais que um evento. É um símbolo de união, esperança e futuro. E o futuro, a gente viu de perto: ele nasce todos os dias dentro das nossas comunidades”, declarou.
Impacto positivo
O evento também é uma ação mobilizadora do Programa RS Seguro COMunidade. Além do programa, outras secretarias estaduais participaram de painéis e atividades temáticas, abordando temas como inovação, economia criativa, reconstrução do Estado, turismo, desenvolvimento social e fomento à cultura. “É muito importante ver o desenvolvimento do empreendedorismo e o quanto essas iniciativas impactam positivamente na vida dos moradores”, afirmou o secretário-executivo do Programa RS Seguro, Antônio Carlos Padilha, que apresentou o painel “RS Seguro COMunidade e a Juventude”, ao lado do secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Fabrício Peruchin.
Empreendedorismo cultural
A Secretaria da Cultura (Sedac) integrou a programação por meio de duas atividades. No sábado, promoveu uma integração entre empresas e empreendedores no espaço Fábrica Guahyba, do Instituto Caldeira, e apresentou painel sobre Fomento Cultural, Culturas Populares, Diversidade e Acessibilidade. A Sedac é responsável pela curadoria de 10 artistas locais que participam do encontro, selecionados entre mais de 150 inscrições de diversos segmentos culturais.
Formação profissional
Pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), foi realizada, na sexta-feira, a cerimônia para formatura de 610 pessoas moradores de Alvorada, Canoas e Porto Alegre, que receberam as certificações nos cursos de gastronomia, auxiliar administrativo, informática, manicure, manutenção de obras e eletricista. A Sedes também promoveu competição entre alunos de robótica e IA.
Oportunidades e desenvolvimento
A Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional (STDP) oportunizou espaço para dez microempreendedores individuais beneficiados pelo MEI RS Calamidades, residentes em bairros periféricos, que puderam comercializaram os seus produtos e serviços no evento. A Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT) e a Secretaria do Turismo (Setur) também integraram a programação de fomento ao empreendedorismo e ao desenvolvimento.
Texto: Ascom RS Seguro
Edição: Secom