Final da semana no Rio Grande do Sul terá avanço de frente fria com tempestades isoladas, granizo e rajadas de vento
Defesa Civil estadual acompanha condições hidrometeorológicas para os próximos dias
Publicação:
O avanço de uma frente fria sobre o Rio Grande do Sul favorece tempestades isoladas com chuva forte a pontualmente intensa, granizo e rajadas de vento que podem ultrapassar os 90 km/h no sábado (27/12) e domingo (28/12).
No sábado, temporais se formam na região da Campanha, próximo ao Uruguai, e no Sul. Ao longo da manhã, as tempestades, com chuva forte a intensa e granizo isolado, atuam na Campanha, Sul, Costa Doce e Litoral Médio. Na tarde e noite, essas tempestades se espalham para as demais regiões gaúchas, com condições também para rajadas de vento passando dos 90 km/h e granizo.
Os acumulados variam entre 20 mm/dia e 75 mm/dia, com pontuais que podem passar dos 100 mm/dia em parte da Campanha, Centro e do Sul. As tempestades podem causar chuva intensa, com acumulados acima de 80 mm em três horas em alguns pontos.
Centro, Vales e Região Metropolitana
No começo da madrugada do domingo (28), ainda há condição para tempestades no Oeste e Missões, voltando a ganhar força a partir da tarde nessas áreas, avançando em direção ao Centro, Vales, Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPOA) e áreas da metade Norte, onde há condição para chuva intensa, rajadas de vento acima de 90 km/h e granizo.
Os acumulados oscilam entre 20 mm/dia e 75 mm/dia, com pontuais de até 90 mm/dia no Oeste, Missões, Noroeste e Centro. As tempestades podem causar chuva intensa, com acumulados acima de 80 mm em três horas em alguns pontos.
A tendência é que, na tarde da segunda-feira (29), temporais isolados, com chuva forte e queda de granizo isolado retornem ao Noroeste e Norte, com acumulados entre 20 mm/dia e 40 mm/dia, e pontuais de até 75 mm/dia no Norte. Ao final deste aviso, são esperados acumulados entre 20 mm e 120 mm no Estado, podendo passar dos 150 mm no Oeste, Missões, Noroeste, Centro e em pontos da Costa Doce e da Campanha.
Previsão hidrológica
A condição hidrológica atual é de níveis entre limiares de alerta para inundação e normalidade, com estações pontuais em níveis baixos na bacia do rio Vacacaí-Vacacaí Mirim, as tendências são variadas devido às chuvas em diversas regiões do estado nos últimos dias.
Em função dos acumulados de chuva observados e previstos para o estado, com volumes pontualmente elevados durante o período do aviso, é indicada a condição de Atenção e Alerta para as cidades em amarelo e laranja no mapa hidrológico, respectivamente. Atenta-se para o risco de elevações rápidas em arroios, córregos e rios menores, além de alagamentos em áreas urbanas e enxurradas de forma pontual em áreas de maior declividade, conforme a intensidade da chuva.
Já os rios de maior porte devem registrar elevações, mantendo-se entre os limiares de normalidade e podendo atingir limiares de atenção e alerta para inundação, porém sem expectativa de atingir a cota de inundação.
Texto: Ascom Defesa Civil
Edição: Secom