Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Feira Internacional da Indústria Moveleira ocorre na próxima semana em Bento Gonçalves

Publicação:

Industria moveleira
Evento reunirá 500 expositores e 600 marcas brasileiras e internacionais - Foto: Divulgação

Abre na próxima segunda-feira (16), em Bento Gonçalves, a 12ª edição da Feira Internacional de Máquinas, Matérias-primas e Acessórios para a Indústria Moveleira (Fimma Brasil 2015). Até o dia 20, o evento reunirá 500 expositores e 600 marcas brasileiras - muitas delas gaúchas - e internacionais.

São esperados participantes de diversos países: Alemanha, Argentina, Áustria, Coreia do Sul, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Itália, México, Peru, República Tcheca, Rússia, Índia e Turquia. "Essa feira é muito importante para o Arranjo Produtivo Local (APL) Moveleiro da Serra Gaúcha, por se tratar de uma ação mundial", resume o gestor do APL, Renato Hansen, complementando que a Fimma é o sexto maior evento internacional do setor.

Realizada a cada dois anos, a Fimma deve receber nesta edição mais de 38 mil visitantes, que terão a oportunidade de conhecer, em primeira mão, tendências e lançamentos que pautarão os rumos da cadeia produtiva de madeira e móveis pelo próximo biênio. O Centro Gestor de Inovação Moveleira (CGI), entidade que integra a governança do APL apoiado desde 2011 pela Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), contará com estande institucional. Além disso, muitas indústrias integrantes do arranjo exporão produtos em espaços próprios.

Projeto Comprador

Um dos destaques do evento é o Projeto Comprador, que deve promover cerca de 440 rodadas de negócios entre 61 empresas inscritas. Nos encontros, nos dias 17 e 18 de março, a estimativa da organização é de que sejam gerados US$ 7,5 milhões em negócios. "A iniciativa fortalece os fornecedores locais porque promove articulação com possíveis compradores do mundo todo", explica Hansen. O projeto ocorre desde a 8ª edição da Fimma.

No domingo (15), véspera da abertura da feira, será entregue o Prêmio Inovação, que desde 2005 homenageia indústrias (acessórios, máquinas e matérias-primas), profissionais e estudantes. Nesta edição, foram inscritos 51 trabalhos da cadeia produtiva de madeira e móveis. Os 32 finalistas serão expostos no Espaço Inovação. O Prêmio Inovação é uma realização da Fimma Brasil e da Associação das Indústrias de Móveis do Rio Grande do Sul (Movergs), e conta, nesta edição, com o patrocínio de Fiergs/Senai e apoio de CGI e governo do Estado, por meio da AGDI.

Em 2013, a Fimma teve 424 expositores nacionais e 229 internacionais, além de mais de 45 mil visitantes profissionais. Foram gerados US$ 439 milhões em negócios.

Texto: Bianka Nieckel/ AGDI
Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul