Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Fapergs divulga nomes da Comissão Assessora para Equidade, Diversidade e Inclusão

Comissão é um avanço na representatividade e diversidade na produção do conhecimento científico no RS

Publicação:

Card em fundo cinza com a logomarca colorida da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul ao centro. No canto inferior direito do Card está a logomarca utilizada pela gestão 2023-2026 do governo do Rio Grande do Sul.
-

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), vinculada à Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), divulgou, na quarta-feira (19/7), os pesquisadores selecionados para integrar a Comissão Assessora para Equidade, Diversidade e Inclusão. O objetivo é promover iniciativas que contribuam para a erradicação de preconceitos de raça, gênero, orientação sexual, condição física, idade, religião e demais formas de discriminação, além de colaborar para o aumento da representatividade na produção do conhecimento científico.

A Comissão é composta por cinco membros e cinco suplentes, sendo eles representantes do Conselho Técnico-Administrativo (CTA) da Fapergs; do Conselho Superior da Fundação; e da comunidade científica, que foram escolhidos entre os nomes indicados em resposta à Chamada Pública aberta em abril.

Com mais de 50 indicações da comunidade científica, os critérios de seleção incluíram a trajetória na pesquisa e a experiência atuando em questões relacionadas à promoção de equidade, diversidade e inclusão na atividade científica, tecnológica e acadêmica.

Compete à comissão aconselhar e assessorar o CTA para implementação, nos programas de fomento administrados pela Fapergs, de medidas que promovam equidade, diversidade e inclusão na atividade científica.

O mandato dos membros será de dois anos, permitida uma recondução.

Confira, abaixo, os nomes selecionados para a comissão.

Titulares representantes da comunidade científica

  • Angelo Brandelli Costa (PUCRS)
    Angelo Brandelli Costa é professor dos programas de pós-graduação em Psicologia, em Ciências Sociais e em Medicina e Ciências da Saúde da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Na instituição, ele coordena o grupo de pesquisa em Preconceito, Vulnerabilidade e Processos Psicossociais e desenvolve pesquisas na área de diversidade sexual e gênero.
  • Maria Luiza Saraiva Pereira (UFRGS)
    A professora Maria Luiza Saraiva Pereira é uma pesquisadora negra e tem se destacado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) como conselheira em órgão superior e em comissões que tratam diretamente da elaboração e implementação de políticas de equidade racial, apontando a necessidade e as virtudes da inclusão da diversidade de pesquisadores. Maria Luiza participou de comissões de avaliação de autodeclarações de ingressantes nas graduações da UFRGS.
  • Milena Freire de Oliveira-Cruz (UFSM)
    Milena é professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, onde compõe o GT de Ações Afirmativas. Atualmente, coordena o Curso de Especialização em Estudos de Gênero, é membro do Comitê de Igualdade de Gênero da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e embaixadora do Movimento Parent in Science (PiS). Tem experiência em projetos de pesquisa, ensino e extensão que abordam a temática da equidade e diversidade de gênero e interseccionalidades (principalmente, raça e classe social). Coordena o grupo de pesquisa Comunicação, Gênero e Desigualdades (UFSM/CNPq).

Suplentes dos representantes da comunidade científica

  • Cláudia de Souza Libânio (UFCSPA)
    Cláudia é docente da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Desde 2014, trabalha com acessibilidade em saúde e acompanha a inserção desse tema nos currículos de cursos de graduação. Suas pesquisas estão focadas em temas como acessibilidade, inclusão e diversidade para pessoas com deficiência, mobilidade reduzida, grupos discriminados e comunidades vulneráveis em sistemas da saúde e educacionais. Desenvolve pesquisas nacional e internacionalmente sobre esses temas, orientando alunos de graduação e de mestrado nessa área, além de integrar o Núcleo de Inclusão e Diversidade da UFCSPA.
  • Maurício Andrades Paixão (UFRGS)
    Maurício é engenheiro ambiental, mestre e doutor em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental.  Atualmente, é professor-adjunto no Departamento de Obras Hidráulicas, do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da UFRGS, sendo o primeiro professor a ingressar pelo sistema de cotas em 70 anos do IPH e o segundo professor declarado negro do Instituto. Ao longo da última década, vem trabalhando com mecanismos de geração de ocorrência de desastres relacionados à água, especialmente inundações e deslizamentos. Mais recentemente, sua pesquisa vem focando no enfrentamento ao racismo ambiental, no acesso à água e ao saneamento e na prevenção de desastres. É coordenador do grupo de pesquisa Base (Bantu: Água, Saneamento e Engenharia), que trabalha com temas relacionados ao meio ambiente, comunidades tradicionais e enfrentamento ao racismo.
  • Rosane Teresinha Carvalho Porto (Unijuí)
    Rosane é mestre em Direito na área de concentração Políticas Públicas de Inclusão Social, doutora em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e pós-doutoranda pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente, é professora permanente na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), lecionando na graduação em Direito e no Programa de Pós-Graduação em Direito. Também é professora na graduação em Direito e na Pós Lato Sensu na Unisc. Estuda as seguintes temáticas: acesso à justiça e soluções de conflitos, mediação e justiça restaurativa e transformações no mundo do trabalho. É integrante do grupo de pesquisa Biopolítica & Direitos Humanos do CNPq e do grupo de pesquisa Direito e Fraternidade da UFRGS (Capes/CNPQ). Também integra a equipe de trabalho do projeto Rede de Cooperação Academia e Pesquisa: eficiência, efetividade e economicidade nas políticas de segurança pública com utilização de monitoração eletrônica e integração de banco de dados.

Representantes do Conselho Superior da Fapergs

Titular

  • Pâmela Mello-Carpes (Unipampa)
    Pâmela é professora da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), campus de Uruguaiana. Em 2017, Pâmela recebeu o prêmio Para Mulheres na Ciência, concedido anualmente pela Loreal, em parceria com a Unesco e a Academia Brasileira de Ciências. Iniciou os estudos relacionados a gênero e ciência, além de pesquisas na área de neurobiologia da memória. Já publicou mais de 150 artigos e capítulos de livro sobre esses temas. Foi responsável pela proposição e criação da Comissão Mulheres na Fisiologia, que preside atualmente, da Sociedade Brasileira de Fisiologia. Também participou por dois anos do Women in Physiology Committee da American Physiological Society. É integrante do grupo de trabalho Mulheres na Ciência da Unipampa, vinculado à reitoria da instituição. O GT foi criado com o objetivo de discutir e propor políticas institucionais para incentivo e apoio à participação das mulheres na ciência. Além disso, Pâmela é membro do núcleo central de cientistas do Movimento Parent in Science (PiS), criado para discutir o impacto da parentalidade na carreira científica dos pesquisadores brasileiros. O PiS, além de promover o debate na temática, também realiza pesquisas e levantamento de dados na área. Seu trabalho foi fundamental para a inclusão da licença maternidade na plataforma do currículo Lattes (CNPq) e Sucupira (Capes). Atualmente, Pâmela está à frente da criação da Comissão Permanente de Diversidade da Federação das Sociedades de Biologia Experimental (Fesbe). Além da experiência na assessoria e criação de políticas relacionadas à diversidade na ciência, a pesquisadora tem publicado artigos científicos sobre essa temática em importantes revistas internacionais.

Suplente

  • Márcia Rodrigues dos Santos Capellari (Atitus Educação)
    Cientista da Computação, doutora em Administração pela Universidade de São Caetano do Sul/São Paulo. Mestre em Educação, especialista em desenvolvimento ágil de projetos da área da tecnologia, empreendedorismo e inovação. Docente no programa de Mestrado em Administração da Atitus Educação. Vinculada à linha de pesquisa sobre estudos organizacionais contemporâneos. Seus temas de pesquisa envolvem empreendedorismo feminino, diversidade, inovação de impacto e cultura da inovação. Já esteve à frente da presidência da Fundação Meridional em projetos de inovação corporativa e impacto social, liderando projetos vinculados ao Centro de Tecnologias Digitais (ICT). Membro do conselho de governança do grupo Parceiros Voluntários e Inovação pelo Impacto/ICE, Expofavela e mentora no programa Gerando Falcões. Faz parte da fundação do Instituto Aliança Empresarial Norte RS.  Sócia-diretora na Semente Negócios. Sócia-fundadora da Lídera - Associação de Mulheres Empreendedoras.

Representantes do Conselho Técnico Administrativo da Fapergs

Titular

  • Mauro Mastella - Diretor administrativo-financeiro da Fapergs
    Mauro Mastella é doutor em Administração e Finanças pela UFRGS e professor-adjunto na UFCSPA. Realizou pesquisas e publicações acadêmicas sobre o impacto da diversidade de gênero dentro dos conselhos de administração no risco e na rentabilidade de empresas brasileiras.

Suplente

  • Rafael Roesler – Diretor técnico-científico da Fapergs
    Rafael Roesler é professor titular de Farmacologia da UFRGS. Tem experiência como tutor em programa de ações afirmativas para alunos de graduação atuarem em atividades de pesquisa científica na Universidade da California, Irvine (EUA).

Texto: Ascom Fapergs
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul