Espetáculo "A Menina dos Olhos d’Água" marca o encerramento do festival Movimenta Cena Sul na segunda (28/7)
Peça será apresentada no Teatro Simões Lopes Neto e traz uma história de superação
Publicação:

O Movimenta Cena Sul, festival que tem ocupado o recém-inaugurado Teatro Simões Lopes Neto com montagens locais, fortalecendo e celebrando a cena artística gaúcha, encerra sua segunda edição com a apresentação do espetáculo A Menina dos Olhos d’Água, na segunda-feira (28/7), às 19h.
A nova montagem do premiado Coletivo Gompa é feita para crianças e adultos, e fala sobre a situação dos refugiados climáticos e a superação de uma pequena menina diante de catástrofes ambientais. Na peça, ela perde sua casa e seu animal de estimação em uma enchente no sul do Brasil. No albergue, faz novos amigos e mostra como superou a tragédia.
Com direção de Camila Bauer e atuação e manipulação de bonecos feita por Liane Venturella, o espetáculo parte de uma situação específica para falar sobre pertencimento, exílio, deslocamento, perda e superação. A montagem mistura teatro de formas animadas com teatro documentário multimídia, mostrando um trânsito entre imagens reais em cena, bonecos e vídeos.
Serviço
O quê: encerramento da mostra Movimenta Cena Sul, com a apresentação do espetáculo "A Menina dos Olhos d’Água"
Quando: na segunda-feira (28/7), às 19h
Onde: Teatro Simões Lopes Neto, no Multipalco Eva Sopher (entrada pela Rua Riachuelo, 1089, ao lado do estacionamento)
Ingressos: disponíveis no site do Theatro São Pedro e na bilheteria do Teatro Simões Lopes Neto, (neste caso, somente no dia do espetáculo), a partir das 17h. Valores: R$ 20 (meia-entrada) e R$ 40 (inteira)
Sobre o Movimenta Cena Sul
O festival surgiu há um ano como uma ação emergencial para gerar oportunidade de trabalho para artistas afetados pela enchente. Em 2025, voltou com um novo propósito: ocupar o recém-inaugurado Teatro Simões Lopes Neto, do Multipalco Eva Sopher, com montagens locais, dando continuidade ao fortalecimento e à celebração da cena artística gaúcha.
Ao todo, foram sete espetáculos selecionados, transitando por linguagens como teatro, música e dança, em apresentações desde o dia 19 de julho, realizadas pela Fundação Teatro São Pedro, Associação Amigos do Theatro São Pedro e Secretaria da Cultura (Sedac).
Texto: Ascom TSP e Ascom Sedac
Edição: Secom