Documentário inédito na TV, Berlim Brasil, é destaque do Recortes TVE
Publicação:

Os falares germânicos na região colonial do Rio Grande do Sul são o foco do documentário inédito na televisão Berlim Brasil, exibido no Recortes TVE deste sábado (26), às 22h. O filme, dirigido por Renata Heinz e Martina Dreyer, narra a história e a transformação da cultura germânica, suas adaptações locais e seus enfrentamentos sociais e políticos.
A obra explica o surgimento do dialeto chamado Sapato de Pau, muito usado no interior do Rio Grande do Sul. Berlim Brasil revela de maneira leve e contemporânea uma região onde é possível encontrar falares germânicos tão específicos que podem não ser compreendidos entre si: a localidade de Berilm, no município de Westfália.
Sendo um filme subjetivo, que surgiu da vontade de Renata e Martina de registrarem suas famílias e suas respectivas histórias, Berlim Brasil poderia ser qualquer lugar perdido no mundo e no tempo, completando um quadro da diversidade cultural brasileira. Durante a segunda guerra mundial, quando o Brasil se posicionou contra a Alemanha fascista, os alemães residentes no país foram proibidos de usar sua língua no convívio social onde a maioria não falava português.
Nessa época, negros foram contratados por colonos alemães para ensinarem o idioma brasileiro às crianças, acabaram aprendendo os dialetos da região e viram no falar alemão uma forma de se inserirem na comunidade e serem aceitos socialmente. O documentário, produzido em 2009, é uma realização independente da Cumbuca Filmes.
TVE
Recortes TVE - Berlim Brasil
Sábado, 26 de janeiro, às 22h
Quarta, 30 de janeiro, às 23h30
Duração: 70 min
Classificação livre
Texto: Anahy Metz
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305