Definida empresa que construirá unidades habitacionais do programa A Casa é Sua – Calamidades

Card em fundo cinza, no qual está escrito Habitação Regularização Fundiária ao centro, logo abaixo de um ícone formado por um prédio ao centro, um contrato dentro de um círculo no canto inferior esquerdo e um rosto de uma pessoa sorrindo dentro de um círculo no canto inferior direito. No canto inferior direito do Card está a logomarca utilizada pela gestão 2023-2026 do governo do Rio Grande do Sul.
-

Na tarde desta terça-feira (30/4), foi realizada a etapa de lances das propostas de licitação eletrônica com o objetivo de definir a empresa responsável pela construção das unidades habitacionais do programa A Casa é Sua, priorizando a modalidade Calamidades. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (Sehab). O processo de licitação foi realizado pela Central de Licitações do Estado (Celic).

A KMB Construtora e Incorporadora foi a empresa que confirmou o menor preço, ofertando o valor de R$ 139,2 mil para cada unidade habitacional e capacidade para construção de até 2 mil moradias. Sete empresas apresentaram propostas, duas foram desclassificadas por descumprimento das regras e as outras cinco estiveram aptas ao período de lances. Agora, abre-se o período de cinco dias para recursos e para a empresa vencedora apresentar a documentação que confirmam a habilitação. O prazo de vigência da Ata de Registro de Preços será de um ano, podendo ser prorrogado por igual período.

"Essa ata e a definição da empresa habilitada traz agilidade para se que iniciem as construções de habitações pelo Estado e uma perspectiva do real cumprimento do prazo de entrega estabelecido, que é de 120 dias", informou o secretário-adjunto da Sehab, Roger Vasconcellos, que esteve à frente de todo o processo junto com a Celic.

Em um primeiro momento, serão construídas as unidades do programa A Casa é Sua – Calamidades, instituído em março pela Sehab, para atender às demandas dos municípios do Vale do Taquari mais atingidos pelos eventos climáticos de setembro de 2023. Já estão aptos a serem beneficiados oito municípios: Cruzeiro do Sul, Encantado, Estrela, Lajeado, Muçum, Roca Sales, Santa Tereza e Venâncio Aires. Essas cidades apresentaram disponibilidade de terrenos e capacidade técnica de adesão ao programa.

De forma inédita, as unidades habitacionais serão adquiridas pelo Estado, pelo método construtivo de painéis de parede de concreto pré-moldado, autoportante. As casas terão 44m²de área total, sendo 42m² de área útil, divididos em dois dormitórios, sala/cozinha conjugadas, um banheiro e área de serviço externa.

Após a entrega das unidades habitacionais do A Casa é Sua – Calamidades, as prefeituras que ainda não fizeram suas licitações para a fase 2 do A Casa é Sua poderão aderir a essa ata para agilizar o processo. Ela também poderá ser usada em outros programas habitacionais, como o Minha Casa Minha Vida do governo federal.

Texto: Maria Emilia Portella/Ascom Sehab
Edição: Camila Cargnelutti/Secom