Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Construção coletiva de soluções marca workshop sobre plano de contingência da Defesa Civil do Estado

Curso em parceria com a PUCRS aborda temas como comunicação de risco, monitoramento de incidentes e segurança de barragens

Publicação:

Foto mostra Coronel Boeira em pé falando diante de sala cheia de participantes usando coletes laranja da Defesa Civil do Rio Grande do Sul. Atrás dele, outros integrantes da equipe estão alinhados de frente para o público. No fundo, um projetor exibe a lista de presença do workshop, com QR Code visível.
"Planos de contingência são mais do que mero pedaço de papel, eles salvam vidas”, enfatizou Boeira, coordenador da Defesa Civil - Foto: Rafael Machado/Ascom Defesa Civil

Representantes das 10 Coordenadorias Regionais de Proteção e Defesa Civil participam do workshop sobre plano de contingência (Plancon). A ação, realizada entre os dias 29 de setembro e 3 de outubro na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, busca habilitar e nivelar o conhecimento dos integrantes da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil sobre a temática.

Em cinco dias de trocas de experiências e boas práticas, o workshop contou com palestras sobre monitoramento, comunicação de risco, sistema de comando de incidentes (SCI), segurança de barragens, voluntariado, entre outros assuntos que se relacionam com a elaboração de planos, além de atividades que colocaram em prática os conceitos abordados. A realização do curso, iniciativa do governo do Estado, por meio do Departamento de Projetos e Gestão do Conhecimento, segue a diretriz de capacitação permanente estabelecida pela Política Estadual de Proteção e Defesa Civil (Pepdec).

O subchefe de Proteção e Defesa Civil, coronel Santiago Soares Dias de Castro, lembrou o papel das Regionais no fortalecimento da capacidade de preparação dos municípios. “Precisamos fortalecer nossos conhecimentos dentro da Defesa Civil do Estado para que cada um possa assumir o papel de multiplicador junto aos municípios”, afirmou.

O coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Chaves Boeira, fez uma retrospectiva dos últimos eventos ocorridos no Rio Grande do Sul para enfatizar a importância dos planos de contingência. “Em 2023, tínhamos menos de 60 planos municipais cadastrados na Defesa Civil. Naquele momento, o governo do Estado lançou recursos com a contrapartida de atualização dos planos e, no ano seguinte, tínhamos mais de 400 cadastrados. Se olharmos os dados reais, temos consciência de que os números de 2024 poderiam ser muito maiores caso esses municípios não estivessem minimamente orientados para o momento crítico. Isso vai ao encontro do que a gente reforça diariamente: planos de contingência são mais do que um mero pedaço de papel, eles salvam vidas”, reforçou.

Grupo de quatro homens com coletes da Defesa Civil sentados em torno de mesa, discutindo documentos e olhando celular. Ao fundo, outras mesas com participantes também interagindo em atividades do workshop.
Curso segue diretriz de capacitação permanente estabelecida pela Política Estadual de Proteção e Defesa Civil - Foto: Rafael Machado/Ascom Defesa Civil

Plano de Contingência

Planos de contingência são instrumentos de planejamento e gestão, documentos oficiais elaborados pelos gestores públicos que estabelecem, de forma organizada e antecipada, como deve ser a ação diante de situações de risco, emergência ou desastre, orientando a tomada de decisões em momentos críticos para reduzir danos humanos, materiais, ambientais e sociais.

No âmbito dos municípios, a responsabilidade da elaboração dos planos de contingência é dos gestores municipais. A Defesa Civil estadual, por meio das suas Coordenadorias Regionais, tem o papel de auxiliar tecnicamente na confecção do documento.

Construção coletiva de soluções marca workshop sobre plano de contingência da Defesa Civil do Estado C Foto de Rafael M
Planos de contingência são instrumentos que estabelecem, de forma organizada, como deve ser a ação em situações de risco - Foto: Rafael Machado/Ascom Defesa Civil

Texto: Ascom Defesa Civil
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul